Presidente de RENAJ: “JUVENTUDE GUINEENSE ESTÁ NO LIMITE DE PACIÊNCIA COM A CLASSE POLÍTICA DO PAÍS”

O presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Seco Duarte Nhaga, afirmou esta segunda-feira, 29 de abril de 2019, que a juventude guineense está no limite de paciência com a classe política do país, sendo assim a RENAJ nos próximos tempos não tolerará nenhum político ou partido político que queira novamente colocar em perigo a paz ou futuro da juventude guineense.

Seco Duarte Nhaga deixou esta alerta à saída do encontro com chefe de Estado, José Mário Vaz, para apresentar ao Presidente da República a nova direção da RENAJ eleita no passado mês de fevereiro. Na ocasião, Nhaga assegurou que nos próximos tempos a RENAJ vai ser uma instituição que representa legítimos anseios da juventude, com intransigência no sentido de questionar as decisões dos políticos e formações partidárias, porque, segundo disse, “a Guiné-Bissau já passou por muitas dificuldades e crises diversas que não pode continuar a passar”.

“Encontro com Presidente da República serviu para apresentar nova direção da RENAJ. Como é de conhecimento de todos que no passado mês de fevereiro a RENAJ realizou 8ª Assembleia-Gral Ordinária e elegeu novos corpos sociais. Hoje estamos aqui para apresentar ao Chefe de Estado nova estrutura e transmiti-lo as dificuldades da juventude e as nossas preocupações sobre indícios da crispação no início da X legislatura que não é nada motivador para juventude guineense”, sublinhou.

Novo líder da Rede Nacional das Associações Juvenis disse ainda  que transmitiu ao José Mário Vaz preocupações sobre as questões ligadas a educação e emprego jovem. Na observação de Seco Duarte Nhaga, deve haver uma atenção especial por parte do Chefe de Estado e o governo para solucionar de vez os problemas no sector educativo, porque a Guiné-Bissau só será  verdadeiramente um país a partir do momento se houver um investimento serio na Educação.

“Não podemos almejar o desenvolvimento num país e que o investimento para educação ronda 10 por cento numa altura em que Fundo Global para Educação definiu 20 por cento de fatia orçamental a todos os Estados para educação e apresentamó-lo  também os nossos desafios, enquanto instituição para futuro, trabalhar com a juventude e participar nas iniciativas que visem organizar a sociedade, nas limpezas e outras atividades”, acrecentou.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *