O Governo abre vias alternativas para ligar vários bairros a centro de cidade, na sequência de desabamento da estrada da avenida principal, precisamente em frente ao empreendimento comercial Sunuker em Bissau.
As vias apontadas no novo plano do executivo incluem, Segunda Esquadra-Granja; Segunda Esquadra Cintra e Chapa; Estrada de Bôr-Paulo Barros-Forçado e Meteorologia.
Outras vias contempladas nas soluções alternativas têm a ver com INDE-Cundoc; Antigo calaboca; Cundoc-Pessaque e Bairro Militar. Rádio Naval liga entretanto Cuntum Madina e Sobrado.
Segundo uma nota do Ministério das Obras Públicas, depois de um estudo e consultas técnicas feitos sobre a matéria, decidiu-se fazer uma obra com carater definitivo, que passa pela construção de uma passagem hidráulica em betão armado contrário às previsões iniciais, isto é, com tubos ármicos.
O mesmo comunicado adianta que depois da conclusão dos trabalhos da faixa em reconstrução, far-se-á o mesmo no sentido Alto Crim-Chapa.
Todavia, sublinha a nota que o tempo de duração será menos, porque já estão em construção os pré-fabricanos que serão colocados na estrada.
O documento do Ministério das Obras Pública deixa ainda claro que a passagem hidráulica em construção no tem nada a ver com a estrada em causa, pois não faz parte do contrato.
Lembramos que as obras de reabilitação da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria concluídas em 2012, foram executadas de acordo com o projeto respeitando as larguras das faixas e a espessura do betão asfáltico definidos e em 2013 foram deitas peritagens técnicas nas quais se confirmou as tais medidas, referiu a nota.
Por: Filomeno Sambú