A Guiné-Bissau conseguiu fazer a história nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais que decorrem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As atletas nacionais Fidélia Cabral e Elizandra Jacinta Moreno Garces Gomes conquistaram ontem, 16 de março de 2019, duas medalhas de ouro nas provas de atletismo feminino de 200 metros.
A turma nacional teve a participação de quatro atletas nestes Jogos Especiais que celebram todos os atletas com deficiências intelectuais, independentemente de seu nível de habilidade.
A edição 2019 que decorre de 14 a 21 de março conta com a participação de 7 000 atletas de mais de 170 nações competindo em 24 desportos de estilo olímpico sancionados oficialmente.
Os Jogos Olímpicos Especiais são realizados faz 50 anos. É um movimento humanitário que acontece anualmente através de atividades relacionadas ao desporto e visa proporcionar uma variedade de programas para promover a inclusão social dentro e fora dos jogos.
A Guiné-Bissau participa este ano pela primeira vez, depois de ser admitida no ano passado pelo Movimento Special Olympics International, segundo informou a direção da Special Olympics Guinea-Bissau (SOGB).
Por: Redação

















Fato surpreendente que merece ser agradecido com profunda consideração as respetivas atletas pela responsabilidade e empenho no exercício da vida profissional. Que tem como reflexo a divulgação da identidade guneense ao mundo fora. Que Deus vos sigam ao longo da vossa/nossa carreira!
As duas atletas devem ser homenageadas.
A Guine Bissau esta de parabens.
Parabéns meninas vcs merecem Guiné Bissau merece tudo de bom!!
Viva a gb e sejam felizes.
Fico mto triste em ver que a midia brasileira nao da valor a esta modalidade olimpica… nao vi um comentario na televisao.. ficam tao preocupados com o tornozelo de jogador, com a namorada de jogador, com corte de cabelo de jogador e, temos talentos especiais – que realmente merecem atencao – ganhando medalhas nesta modalidade, com jogo limpo, por puro amor e dedicao ao esporte.
Eu tenho uma vizinha que ganhou medalha de Bronze no tenis, estamos preparando uma linda festa para quando ela retornar!!
Eu realmente gostaria de ver transmissao ao vivo pela Globo, por exemplo, que tem tantos programas chatos, repetitivos…. por que nao trabalhar realmente a inclusao??
Parabéns tudo de melhor pra vcs.
Parabens
A Guiné_Bissau ta subir a nivel do desporto