Presidente da CRE de Bafatá: “NÃO RECEBEMOS NENHUMA RECLAMAÇÃO DA CANDIDATURA DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA”

O Presidente da Comissão Regional de Eleições de Bafatá (CRE), Nelson Menezes D’Alva, nega ter recebido alguma reclamação vinda da candidatura ou do próprio candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, sobre uma eventual fraude eleitoral no círculo eleitoral nº12, precisamente nos setores de Bafatá e de Cossé, na segunda volta das eleições presidências de 29 de dezembro de 2019.

Em conferência de imprensa realizada no salão de reuniões da CRE local, Bafatá, Nelson Menezes esclareceu que a sua estrutura eleitoral antes de iniciar o processo de introdução de dados do apuramento regional, habitualmente, reúne o seu plenário para analisa os diferentes casos registados em todas as assembleias de voto durante o processo de votação, nos termos da lei.

“Reunimo-nos no dia seguinte à votação, na segunda-feira, às dez horas da manhã. Recolhidos os dados e analisados todos os elementos necessários, descobrimos que havia alguns votos objeto de protesto. Tínhamos apenas um voto em protesto de uma mesa do setor de Cossé do delegado efetivo do candidato Umaro Sissoco Embaló, mas não tínhamos nenhuma reclamação da candidatura de Domingos Simões Pereira”, detalhou aos jornalistas.  

Segundo o correspondente da Rádio Sol Mansi em Bafáta, o presidente da CRE disse estar determinado a apresentar-se em tribunal se a região de Bafatá for referenciada pela justiça, assegurando que todos os casos registados ao nível da região, o plenário conseguiu superá-los “por unanimidade  e sem grandes problemas”.

“Só seria necessário remeter um outro caso à Comissão Nacional de Eleições, se não chegássemos a um entendimento, mas tal não foi o caso e todas as situações que mencionei aqui foram superadas pela plenária na sede da CRE de Bafatá. Portanto não é uma reação, apenas é um esclarecimento. Como o caso está no tribunal, vamos aguardar para apresentar os elementos e justificar a nossa posição, caso a CRE de Bafatá venha a ser referenciada”, enfatizou.

Por: Redação

2 thoughts on “Presidente da CRE de Bafatá: “NÃO RECEBEMOS NENHUMA RECLAMAÇÃO DA CANDIDATURA DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA”

  1. Não faz sentido essa conferência de imprensa para esclarecer o que ainda não foi pedido para esclarecer se no fim reconhece que vai esperar.
    Que Deus nos ajude a ultrapassar tudo o que nos separa.

  2. O porquê da conferência de imprensa, se o caso ainda està sob alçada da justiça? Isso quer dizer, que houve fraude sim, em conluio com certas individualidades da praça publica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *