COLETIVO DE OPERADORES ECONÓMICOS ACUSA COMISSÃO INTERMINISTERIAL DE MÁ GESTÃO DE MADEIRAS

O presidente do coletivo de operadores económicos, Calos Cá,que integra madeireiros e as mulheres vendedeiras de lenhas, acusou a Comissão Interministerial de má gestão das madeiras que haviam sido estocados  nas matas do país a agurdar drenagem. 

Em conferencia de imprensa realizada esta terça-feira, 12 de janeiro de 2021, Carlos Cá responsabiliza a Comissão Interministerial na pessoa do ministro do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Soares Cassamá, de ter roubado madeiras e lenhas aos madeireiros e mulheres vendedeiras de lenhas. 

Segundo Carlos Cá, os touros de madeiras e lenhas cortados em 2012  foram roubados e levados para a Base Aérea e apontou que a solução para apaziguar a situação deve passar por um diálogo entre todos os atores envolvidos no processo. 

“A Comissão Interministerial está a fugir do teor do comunicado do Conselho de Ministros que recomenda a criação de uma Comissão Gestão de madeiras estocadas em diferentes partes do país a espera de drenagem”,  disse.

O presidente do coletivo de operadores económicos afirmou que  os deputados não têm nenhuma informação sobre a problemática de madeiras e revelou que até ao memento a quantidade da madeira exportada é de vinte e quatro mil e trezentos e trinta e nove troncos (24.339) de madeiras e vinte e quatro mil e quinhentos e um (24.501) é o número de madeiras que sobrou no mato.

Por sua vez, o vice-presidente de Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Issuf Dabó, revelou que a 27 de março de 2019 a organização recebeu uma correspondência dos operadores económicos, na qual explicaram que não conseguiram retirar todas as madeiras do mato, porque a operação estava a decorrer no período das eleições e na  época das chuvas.

Acusou o ministro do Ambiente e Biodiversidade de recusar dialogar com os operadores económicos nacionais e bloquear as atividades das mulheres vendedeiras de lenhas.

Por: Noemi Nhanguan 

Foto: N.N    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa