GUINÉ-BISSAU E SENEGAL ASSINAM PROTOCOLO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO AGRÍCOLA

O governo da Guiné-Bissau e o da República do Senegal assinaram um protocolo de acordo de cooperação no domínio da agricultura, com objetivo de trabalharem juntos para reforçar a cooperação agrícola em ambos os países.

O protocolo terá a duração de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.

A assinatura teve lugar na segunda-feira, 11 de janeiro de 2021, após a reunião da comissão Mista da Cooperação agrícola da Guiné-Bissau e do Senegal na sua sessão inaugural no salão de conferências da secretaria de Estado da Cooperação Internacional, na qual foram apresentamos e adotados os eixos da intervenção no setor  agrário.

O ato foi testemunhado pelo Secretário  de Estado da Cooperação Internacional.

Da parte da Guiné-Bissau, o protocolo foi assinado pelo Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, e do Senegal pelo Ministro da Agricultura e do equipamento Rural, Moussa Baldé.

Os dois países acordaram em fortalecer a cooperação na investigação agrícola no domínio da produção vegetal, da produção animal e da produção florestal, assim como nos domínios da Cooperação  e da proteção das plantas.

As partes comprometeram-se também em trabalhar na gestão de pragas transfronteiriças, sistema de gestão da qualidade fitossanitárias e comercialização de produtos agrícola.

Vão ainda trabalhar na Hidráulica agrícola, no Equipamento agrícola, transformação de produtos, assim como na política agrícola, assistência técnica e formação.  

Ainda as partes comprometeram-se em criar um Comité Misto de seguimento e uma comissão mista reunir-se-á em sessão ordinária alternadamente entre os países.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *