O selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé,convocou 4 novos atletas para colmatar as ausências dos 5 jogadores que atuam no campeonato francês, para o duplo embate de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN 2022) frente a Essuatíni e Congo Brazzaville, disse a O Democrata uma fonte.
Trata-se de Mimito Biai, que joga na Académica de Coimbra, Jefferson Encada, de Leixões, Carlos Apna, de Alcorcón da Espanha e Simão Júnior, que atua na Cova de Piedade.
A informação foi dada ao Jornal O Democrata esta segunda-feira, 22 de março de 2021, por uma fonte junto da estrutura técnica da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), que já se encontra no Senegal desde último domingo para preparar o jogo contra a seleção do ESSUATÍNI (antiga Suazilândia).
Na semana passada, os clubes das ligas profissionais francesas anunciaram que não iriam dispensar os jogadores internacionais que tivessem jogos de seleções fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, agora em março.
A decisão, extraída de uma reunião, foi unânime e foi tomada ao abrigo da circular da FIFA que abriu esta possibilidade para situações de risco relativas à covid-19.
A posição dos clubes profissionais franceses coloca problemas à FFGB, já que Mama Baldé, MorretoCassamá, Alexandre Mendy, Joseph Mendy e Opa Sangante, todos eles apesar de jogarem em França, foram convocados por Baciro Candé.
Além dos 4 jogadores, a equipa técnica da FFGB também chamou o avançado do Vitória Setúbal de Portugal, Frédéric Mendy, na última sexta-feira para os dois importantes jogos que podem garantir a qualificação dos Djurtus para o CAN que será disputado em 2022, nos Camarões.
Os dois últimos jogos de qualificação da seleção guineense de futebol, para o CAN, com Essuatíni e Congo, foram agendados para os dias 26 e 30 de março corrente respetivamente.
Por: Alison Cabral



















