O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, prometeu redobrar mais atenção às questões sociais, nomeadamente à educação, saúde e às infraestruturas públicas, com vista a melhorar o bem-estar das populações.
“Importantes obras de requalificação urbana estão em curso na cidade de Bissau. Trata-se de uma transformação de que Bissau precisava, e que não acontecia desde a independência” disse, realçando que o país registou um salto qualitativo na luta contra a corrupção.
Embaló explicou no seu discurso que a Guiné-Bissau, no plano externo, conseguiu maior visibilidade e credibilidade, atingindo níveis inéditos.
“Pela primeira vez, desde 1975, o Presidente da República da Guiné-Bissau, preside a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO” referiu, aproveitando a ocasião para apelar a todos os cidadãos em idade de votar, para se recensear de modo a cumprirem o seu dever cívico de participar nas próximas eleições legislativas agendadas para o dia 04 de junho de 2023, de formas a demonstrar a maturidade política e dignificar a democracia guineense.
Eis na íntegra o discurso de Chefe de Estado da Guiné-Bissau:
Guineenses, caros compatriotas,
Nesta quadra festiva e como é tradição, venho desejar a todos os Guineenses, no país e residentes no estrangeiro, um Feliz Ano Novo. Um Ano Novo de paz e concórdia nacional, de saúde, de renovada esperança e de felicidades para todos.
Nha ermôns,
O ano de 2022 foi um ano de intensa atividade. Foi um ano de muitos desafios, um ano difícil, que registou acontecimentos marcantes no plano nacional e internacional.
Com o mundo ainda a recuperar-se progressivamente dos efeitos económicos e sociais da pandemia da COVID-19, o ano de 2022 ficou marcado pela persistência de crises políticas na nossa sub-região e também pelo desencadear de uma guerra na Europa, cujo impacto, nomeadamente, pela subida de preços dos produtos alimentares e petrolíferos teve maior incidência nos países economicamente mais frágeis como é o caso da Guiné-Bissau.
Neste contexto difícil, alcançamos resultados notórios em várias frentes, graças aos nossos próprios esforços internos, à cooperação e solidariedade de parceiros e amigos.
No plano externo, a Guiné-Bissau conseguiu uma maior visibilidade e credibilidade, atingindo níveis inéditos. Pela primeira vez, desde 1975, o Presidente da República da Guiné-Bissau, preside a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.
Vivemos efetivamente um ano de intensa atividade diplomática, focada na promoção das potencialidades económicas, culturais e turísticas da Guiné-Bissau, e numa maior atração do investimento estrangeiro, com vista ao desenvolvimento sustentável do nosso país.
Assim, a Guiné-Bissau soube reposicionar-se com sucesso no concerto das nações, fazendo-se ouvir nas conferências e eventos internacionais mais relevantes.
Participamos ativamente na procura de soluções pacíficas e duradouras para os conflitos que assolam a nossa sub-região, o nosso continente e o resto do mundo.
No plano interno, registou-se um salto qualitativo na luta contra a corrupção. Vamos continuar à prestar uma redobrada atenção às questões sociais, nomeadamente à educação, à saúde e, em geral, às infraestruturas públicas, com vista a melhorar o bem-estar das nossas populações.
Importantes obras de requalificação urbana estão em curso na cidade de Bissau. Trata-se de uma transformação de que Bissau precisava, e que não acontecia desde a independência.
Os acontecimentos de 1 de Fevereiro, marcaram um dos momentos mais difíceis deste ano, e foram uma clara tentativa de reverter as mudanças positivas que estão a acontecer no nosso país.
Caros compatriotas,
No próximo dia 4 de Junho de 2023, vamos eleger os deputados à Décima Primeira Legislatura. Apelo a todos os cidadãos em idade de votar, para se recensearem de modo a cumprirem o seu dever cívico de participar nas próximas eleições legislativas. Façamos tudo para demonstrar a
nossa maturidade política, dignificar a nossa democracia e a Guiné-Bissau.
Nha ermôns,
Antes de terminar, quero felicitar todos os nossos compatriotas que, nas mais diversas áreas, se distinguiram durante o ano que ora finda, contribuindo, assim, para prestigiar a Guiné-Bissau.
Em particular, aos nossos atletas e aos nossos artistas, que nos brindaram com muitas alegrias e momentos de orgulho, desejo os maiores sucessos para o ano de 2023.
A todos os Guineenses, residentes no país, e a nossa comunidade na Diáspora e aos cidadãos estrangeiros que vivem na Guiné-Bissau, renovo os votos de saúde e bem-estar para este Ano Novo de 2023.
Viva a Guiné-Bissau.
Por: Redação



















