POLÍCIA JUDICIÁRIA DETEVE EDITOR DO BLOG “DOKA INTERNACIONALDENUNCIANTE”

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau (PJ) deteve desde ontem (18 de Março) a noite por volta das 20 horas locais, o músico e editor do blog “dokainternacionaldenunciante”, Danilson Lopes Ferreira, por alegado “crime de injúria e calúnia”. A denúncia da detenção do editor do blog foi relatada por um grupo de cidadãos através de um comunicado de imprensa distribuída aos órgãos da Comunicação Social.

A nota que a nossa redação teve acesso, acusa o chefe do Governo, Domingos Simões Pereira de ter ordenado a ministra de Justiça, Carmelita Pires no sentido de mandar deter o editor do blog “dokainternacionaldenunciante” por injúria e calúnia.
“A detenção de Doka é absolutamente ilegal e abusiva. A primeira ilegalidade da detenção de Doka consiste na violação do Código do Processo Penal, pois nenhum cidadão pode ser detido entre as 19 horas e as 07 horas da manhã, excepto em caso de flagrante delito. Não existe neste caso e não se aplica a figura de flagrante delito, pois o caso, objecto de participação, já remonta alguns meses”, lê-se no comunicado.

O grupo de cidadãos signatários que exige a libertação de Danilson Lopes Ferreira, lembra no comunicado que a ministra de Justiça, Carmelita Pires, tinha apresentado uma queixa contra o editor do blog “dokainternacionaldenunciante” junto da PJ desde Dezembro último. O grupo exige através do comunicado a “libertação imediata e incondicional de Doka” e pediu a “assunção plena de responsabilidade do Chefe do Governo e da ministra de Justiça que assumiu esta vingança e ajustes de contas”.

Entretanto, uma fonte da Polícia Judiciária, confirmou a’O Democrata a detenção do editor do blog “dokainternacionaldenunciante”. A fonte avança ainda que o músico se encontra detido nas instalações da PJ, frente ao mercado de Bandim.

Contou por um lado que a operação de detenção do músico e editor de blog foi dirigida por agentes do serviço de Piquete da PJ. De acordo com a fonte, processo do editor está em curso e prosseguir-se-á na justiça guineense.

O vice presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Mário Augusto da Silva disse a’O Democrata numa entrevista por via telefónica que a sua organização desconheceu a detenção de Danilson Lopes Ferreira pela Polícia Judiciária guineense.
“Não temos o conhecimento da detenção de Doka. Nenhum familiar ou pessoa próxima do editor entrou em contacto com a nossa organização sobre o assunto. Acabamos de saber através do vosso telefonema”, explicou o dirigente da organização de defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

O Democrata tentou entrar em contacto com o advogado do editor, mas sem sucesso.

Por: Assana Sambú

21 thoughts on “POLÍCIA JUDICIÁRIA DETEVE EDITOR DO BLOG “DOKA INTERNACIONALDENUNCIANTE”

  1. Continuamos no mesmo lugar,os detentores de cargos Públicos deveriam aceitrar criticas,porwue somente as opiniões de outros servem para sermos melhores,e,lutar por um mundo mais justo.Espero que o nosso camarada seja livre ,porque a palavra,jamais pode ser presa.Abraços a todos.

  2. Na democracia tdo tem limites.podemos dizer o k queremos mas sempre com respeito e provas.nao é só ter um bgs e insultar tudo e todos só pq não gostas do João ou do Joaquim.na América ou Europa criticam mas sémpre respeitam as autoridades e o governo eleito pelo povo.num país tem que haver leis a respeitar.mas infelismente nós que vivemos na diáspora sempre confundimos a liberdade k que nunca tivemos nos paises de origem com o que adiquirimos nos países de acolhimento.tenho a liberdade de criticar o meu presidente ou pm mas com tdo respeito Pq foram eleito pelo meu povo.mas ofender calunis e chamar de prostitutas ministra de justiça e de fascista ao primeiro ministro de uma nação, isto é ser estúpido e sem educação.na nossa constituição juridica difamação por injúrias a figuras públicas sem fundamento é crime.isto é confundir a liberdade de expresao.se há justiça na Guiné que seja feita

    1. Stou de pleno acordo com detencao de doka por ninguin neste mundo pode coluniar ou defamar e insultar kalker pesssos so porque ele dono blog isso e nao e admisivel agora ele tem ardar com consequencia

  3. a unica ilegalidade é a mente perversa deste maluco que devia ser realmente internado no hospital psiquiatrico ao em vez de ser preso.
    Ele é um doido de pedra que só sabe criar tensão, pessoas assim é de se ter pena.

    1. Tantos comentarios indignos contra esse rapaz e sem fundamentos.Pois as vezes o que ele faz faz pode devez em quando atingir certas consciencias do tudo pefeito. Estamos numa faze de aprendizagem da democracia, e pelos vistos, ainda temos muito a fazer. Animar um “BLOG” requér muita coragem e abnegação e com tantos riscos para a vida propria. Nunca se deve esquecer que não existe a DEMOCRACIA sem a liberdade total da expressão e sobre tudo a liberdade do QUARTO PODER, que é a capacidade e ousadia denunciadora do jornalismo. Faço o apelo a todos os espiritos esclaricidos do mundo e sobretudo da GUINE-BISSAU de exigir a libertação imediata e sem condições do Senhor FERREIRA “DOKA”

  4. Informar pessoas sobre o realmente está a passar no País é uma coisa; difamar e insultar pessoas é outra coisa. O doka é especialista em difamar e insultar pessoas.

  5. Ai chega uma pessoa te difama faz calúnia você leva ele pra justiça para mostrar prova ele não tem e povo chama isso de ditadura. Eu não acho que é ditadura é só uma pessoa querendo se defender, quando você se diz jornalista tem que ter provas antes de falar porque ninguém gosta de ser difamado ou caluniado .

  6. Começo meus comentários com estas questões;
    Para que serve um blog?
    Qual é o objetivo do dito blog denunciante?
    Ao serviço de quem está a fazer o tal blog?
    Tudo que ele fala é noticia?
    Ele sabe até onde chega suas mentiras pelo mundo?
    Tudo que ele exige da justiça, não temos autoridades competentes para tal?
    Sou entre duas ou três pessoas que lêm mais esse dito blog, mas o que ele posta é exagero e inaceitável numa sociedade civilizada igual a nossa.
    Doka já tentou por meio de musica “burfa” suas calunias e falta de responsabilidade, na minha juventude, fazia “play-back” com as musicas dele, que tanto gosto. A gora é o blog apontado contra qualquer que seja cidadão.
    Ele luta contra os dirigentes quer em funções ou não, difamação e calunia contra chefes de famílias, guerrinhas contra seus colegas bloquistas.
    Estou de acordo com a detenção, até que podia ser uma hora da manha, para retirar lhe na cama junto da sua esposa, para que ele saiba que é assim que um chefe de família se sente o peso das suas mentiras.
    Come é que o Doka tem coragem de insultar, injuriar, desafamar toda sociedade em geral.
    Espero receber suas acusações e anos de pena de prisão.

  7. Espero que seja cumprido tds as diligências legais para detenção de um cidadão. Que esta detenção não demostre de forma clara o ceticismo de um governo que não tolera críticas e pontos de vista diferente.

  8. Tanto ministra Carmelita assim como o 1º ministro Domingos Simão Pereira, são pessoas idóneas e de uma geração dos quadros políticos que eventualmente estão e estarão em altura para interpretar e agirem correctamente nos assuntos do género. pelo menos é o que povo está a esperar deles e do novo governo de esperança. Espero pois que a justiça faça o seu trabalho nos limites estabelecidos pela lei. Acompanhando um pouco aquilo que o blog traz, não me surpreendia um dia ser interpelado pela justiça.

  9. Caros amigos,
    Na minha modesta opinião acho que todos nós temos de separar uma coisa da outra. Tanto o Senhor Primeiro Ministro como a Senhora Ministra da Justiça merecem um certo respeito da nossa parte. Portanto, ninguém tem o direito de empreender uma campanha caluniosa que tem por objectivo colar a imagem deles à prática estranha a condutas que já demonstraram no passado e vão demostrando dia-a-dia no exercício das suas funções como governantes e Homens de Estado. Como diz o provérbio crioulo «Lubo negal, má ka bu dal padja di bobra». Quanto a mim, julgo ser perfeitamente normal o Senhor Primeiro Ministro e a Senhora Ministra da Justiça recorrerem às instituições da Justiça para obrigarem o Senhor DOKA provar a veracidade de declarações que tem vindo a publicar contra eles no blog de sua autoria. Para isso, o detido precisa ter um advogado forte em termos do conhecdimento das leis e dominar técnicas que subjacentes à defesa júrica.

    1. Mandar deter uma pessoa sem julgamento, chama-se DITADURA, igualzinho ao que se faz nos paises onde nao existe a separaçao dos poderes. Quem é que paga se por acaso o que o Doka afirma for verdade? Porque tem o poder legislativo significa ter poder judiciario? A poucos ouve denunciações entre os que estao a governar, mas sera que alguem ouviu falar da prisão? Sera que temos qUE SER APADRINHADOS para ser considerado CIDADAO? Existera na Guiné duas formas de JUSTIçA? Se ainda estamos nesta faze?! Quer dizer ainda existem as imunidades para certos e PUNIDADES ao resto da População. “KA NO DIXA ES BAPUR DE DEMOCRACIA CAPLINU MAS? NO PIRDI TEMPO TCVHIU DIMAS.

  10. Os governantes africanos devem ser mais sérios que os outros… Não pode existir um programa como contra-informação utilizavam a caricatura dos governantes portugueses, por exemplo.
    “Discunfiadu i gatu cu limbi nata”
    Soltem o rapaz pah…e preocupem mais é com criminosos de verdade.
    Sou informático e pergunto: Alguem tem a noção das leis que protegem um blog ou video publicado na net? Pesquisem e deixem de falar o que nem sabem.

    1. Isso estou de acordo, é o que se chama de espirito critico e esclarecido,
      no “BANTABA NEM TUDO O QUE DIZ ” é veidico, mas continua-se a ser frequentado, porque quem sempre sai armado!? tem algo a esclarecer. Sera que na Guiné-Bissau, so existem duas soluções ” SIM SENHOR OU PRISAO”?

    2. Quero perguntar o Sr. João se na informatica existem as materias que defendem e que legalizam as injurias, defamações e os insultos ?

  11. E o Sr João sabe do k fala?o Sr acha normal ofender homens e senhoras pais de filhos chamando-os de tdos nomes?Já que sabe tdo e muito explica-nos então

    1. Espero k todas as diligencias sejam feitas rapidamente de acordo com o estabelecido pela lei em vigor no pais. E k a sentenca enquadre dentro dos crimes de genero : difamacao e colunias . Pk na democracia a liberdade de expressao e benevolencia por um paoutra te e por outra parte dita os limites

  12. Esse Gaju e um cabrao armada em blogista. Nao trata com respeito as pessoas. Agora q o tem o na mao! Metem lhe o ferro quente no cu! Kkkkk. …

  13. O senhor Doka terá a oprtunidade de apresentar as provas daquilo que acusa aos mencionados no seu blog. Será que ele é um jornalista investigador?
    Se o for,então deve ter na sua posse documentos comprovativos e daí creio que a justiça guineense lhe dará a sua liberdade que tantos estão a exigir nesta página. Caso contrario ele terá que aprender a respeitar as regras do jornalismo porque, como leitor dos inumeros blogs, não estou interessado em calúnias nem em argumentos sem fundamentos mas sim em noticias que ão de me ajudar a formar uma opinião coerente da situação politico e socio economico do meu país.
    O jornal, neste caso o blog, traduz a atitude do escritor. Admiro e respeito a coragem e profissionalismo dos que nos fazem chegar noticias da Guine ca na diaspora e creio que nao é demais exigir que sejam honestos e respeitadores desta nobre profissão.

  14. Exmos Senhores /as
    E com todo prazer que estou aqui nesse vosso nosso apologia que é o bem estar de todos os Guineenses. Sempre que poça participar fa-lo ei com onra e determinacao e sem jogos politicos.
    Meus compatriotas , a nossa Guine nunca esta com a cara de seriedade como agora por isso precisamos de trabalhar em conjunto para ultrapassar qualquer que seja obstaculos que apareça na nossa direcção , por isso precisamos da competencia , lealdade e poder. Nenhum desses requesitos podemos faltar.
    Caros leitores , se começamos a por os eixos no X vamos ver quem esta com razao !, Vejamos o passado historial do Doka vamos concluir que com ele existe uma magoa que nao sera facil apagar ou perdoar , Mas isso nao lhe da razao para as attitudes que ele tem vindo a praticar a uns bons tempos a traz . O partido paigc todos nos sabemos quais foram o bom é o mal cometidas por eles no passadoao longo dos seus mandatos, praticamente as pessoas que ele menciona ja nao estao no activo do partido. Por ele tem que parar com as intrigas defamacao e pouco das pessoas , ele merece ser responsabilizado de tudo que ele fala no seu Blog . Reparam que todos os anteriores dirigentes do paigc faram alvos de ofenças difamacao e… Eu pergunto ja viram o Doka a criticar elementos do PRS ? Desafio a quem dizer que viu ! Porqué ? Porque ele recebia do PRS para estar a fazer tudo isso . Afirmo isso porque foi mesmo ele que falou que o PRS lhe pagava na altura do transicao. Nao sei se ele falou para fama ou se é verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *