Cimeira extraordinária da CEDEAO: SISSOCO AFIRMA QUE MALI, GUINÉ-CONACRI E BURKINA PRECISAM DE APOIOS PARA VOLTAREM À ORDEM CONSTITUCIONAL

O Presidente da República da Guiné-Bissau e presidente em exercício da Comunidade Económica e dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), General Umaro Sissoco Embaló, afirmou que a organização está engajado com os países em transição, designadamente, o Mali, a Guiné-Conacri e o Burkina Faso, que precisam de toda atenção da organização, para voltarem à ordem constitucional.  

“O nosso comprometimento com a democracia e a boa governação leva-nos a renovar periodicamente as instituições nos nossos países. A gestão das crises sociopolíticas no Mali, Burkina Faso e na Guiné Conakri tem beneficiado de forma incansável de apoios das respetivas mediações, dos ex-Presidentes Goodluck Jonathan, Mahamadou Issoufou e Yayi Boni.  Gostaria de lhes agradecer pelo notável trabalho que têm realizado. No entanto, devemos redobrar nossos esforços porque ainda temos um longo caminho a percorrer” disse o chefe de Estado guineense este sábado, 18 de fevereiro de 2023, durante o seu discurso na sessão de abertura da cimeira extraordinária da Conferência dos Chefes de Estados e do Governo da CEDEAO realizado em Adis abeba, capital da Etiópia, à margem da 42ª Sessão do Conselho Executivo da União Africana e da 36ª Sessão Ordinária da Conferência da União Africana.

Embaló recordou aos seus pares a necessidade urgente da implementação do Plano de Ação 2020-2024 da CEDEAO sobre o combate ao terrorismo. Acrescentou, neste particular, que “por isso foi relançado o convite aos Estados-membros para darem as suas contribuições para atingir a fasquia de mil milhões de dólares para o fundo regional contra o terrorismo”.

Lembrou no seu discurso que os chefes de Estado decidiram encarregar o Comité dos Chefes de Estado-Maior a estudar e propor urgentemente opções, modalidades e meios técnicos e financeiros para tal, como também instruiu o Presidente da Comissão a envolver a Sociedade Civil e o Setor Privado na mobilização de recursos, e tomar medidas necessárias para apoiar os dois patronos designados pela CEDEAO, Sua Excelência Nana Addo Dankwa Akufo-Addo e Sua Excelência Mahamadou Issoufou.

Umaro Sissoco Embaló disse que 2023 é também um ano de renovação das instituições em diferentes países, ou seja o ano das eleições presidenciais em três países da sub-região.

“A  Nigéria realiza eleições gerais no dia 25 de fevereiro, seguido pela Serra Leoa a 24 de junho e pela Libéria a 12 de outubro do ano em curso. Por essas razões, devemos prestar especial atenção a estes países e apoiá-los na organização de eleições pacíficas, que irão assegurar a estabilidade na região” reforçou, aproveitando a ocasião para expressar o seu profundo gratidão e apreço pelo elevado nível de solicitude e pela total cooperação, apoio e aconselhamento que os seus pares lhes prestaram desde a sua designação para dirigir a Conferência de Chefes do Estado e do Governo daquela organização sub-regional.

“Reafirmo a necessidade imperativa de todos nós, juntos, mobilizarmos os nossos esforços, as nossas ações em prol das necessidades da nossa sub-região, de modo a assegurar a harmonia necessária e o desenvolvimento económico e social inclusivo, alicerçados pelo reforço da democracia e da boa governação. Para o conseguir, não temos outra escolha senão unirmo-nos através da solidariedade que permita reunir recursos a fim de acelerar e reforçar a nossa integração regional de forma pacífica e próspera”, assegurou.

Por: Assana Sambú

1 thought on “Cimeira extraordinária da CEDEAO: SISSOCO AFIRMA QUE MALI, GUINÉ-CONACRI E BURKINA PRECISAM DE APOIOS PARA VOLTAREM À ORDEM CONSTITUCIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *