GANA E GUINÉ-BISSAU PRETENDEM TRABALHAR JUNTOS PARA A REFORMA NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

O Presidente da República do Gana, Nana Addo DankwaAkufo-Addo, revelou esta segunda-feira, 15 de maio, que abordou com o chefe de Estado guineense, Umaro SissocoEmbaló, a intenção de trabalharem em conjunto e avançarem com projetos de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de forma a demonstrar a posição da África perante aquele órgão das Nações Unidas.    

A iniciativa foi tornada pública hoje, pelo chefe de Estado ganense, na declaração conjunta com o seu homólogo guineense, depois de um encontro a dois entre os dois chefes de Estado, seguido de um  encontro bilateral alargado entre as duas delegações e que culminou com a assinatura de um acordo geral de consultas política e diplomática, referente à troca de informações sobre áreas do interesse comum dos respetivos países.

O documento foi assinado pela ministra ganense dos Negócios Estrangeiros, Shirley Ayorkor Botchwey, e da parte guineense, pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional, Ude Fati.

Nana Addo Dankwa Akufo-Addo reconheceu que o Presidente Embaló trabalhou muito para a promoção da paz e desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Explicou que no encontro, abordaram a questão da cooperação nas áreas da agricultura, da segurança, sobretudo analisaram a forma de fortificar a cooperação bilateral para a promoção do desenvolvimento dos dois países.

No concernente à cooperação nas áreas do comércio, agricultura e tecnologias, disse que a cooperação deve ser uma coisa reconhecida no sentido de continuarmos a trabalhar juntos para a transformação dos dois Estados.

Acrescentou, neste particular, que o seu país tem apoiado a Guiné-Bissau, através do envio de contingentes militares, no quadro da CEDEAO, para ajudar na questão de segurança, devido aos acontecimentos de 01 de fevereiro do ano passado.   

“Durante o encontro, falamos sobre a segurança na CEDEAO, a instabilidade nos países desta organização, nomeadamente, no Mali, no Burkina Faso e na Guiné-Conacri. Esperamos que essa situação se resolva o mais rápido possível para que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental possa ganhar a reputação como uma organização democrática e pacífica. Dou o meu apoio total ao Presidente Embaló como presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado da CEDEAO”, garantiu.      

Para o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a visita do presidente ganês irá contribuir para o reforço de laços de amizade, de cooperação e de fraternidade entre os povos irmãos da Guiné-Bissau e do Gana.

Embaló informou que trocaram pontos de vista sobre várias questões de interesse comum, porque “existe uma concordância de opinião sobre uma situação no continente africano, em particular na sub-região, como também fazer consultas regulares a todos níveis”.

“A Guiné-Bissau quer aprofundar as relações económicas e comerciais com o Gana no sentido de contribuir para promoção de uma cooperação dinâmica ao nível do setor privado, aproveitando a experiência do Gana das novas condições estabelecidas, com a criação da zona do comércio livre e continental. Queremos também estabelecer trocas de experiência na área de saúde, educação, formação de quadros da agricultura. Face às ameaças do terrorismo e do crime organizado e transnacional, queremos estabelecer uma cooperação ampla e mais eficaz nas áreas de defesa e segurança”, sublinhou.           

Umaro Sissoco Embaló reiterou a inteira disponibilidade da Guiné-Bissau em continuar a trabalhar junto no seio da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),  no plano continental e internacional, nomeadamente: na União Africana e nas Nações Unidas, para defender os interesses comuns na procura da paz e  da estabilidade política na sub-região e na defesa da democracia e do estado de direito, sobretudo no contexto das alterações constitucionais ocorridas recentemente em três países da África Ocidental.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *