O jovem escultor e pintor, Luizinho Cá, tem demonstrado e chamado atenção do seu público nos últimos anos com o seu talento de criação e construção artística. Luizinho esculpiu várias Estátuas e bustos de grandes figuras públicas, bem como criações e pinturas de quadros, de murais, cabazes e camisolas.
O jovem bolamense também já fez máscaras de desfile para os grupos culturais de Chão de Papel Varela, da região de Cacheu (Bula e Cacheu), de Bolama e dos netos de Bandim e sempre têm ficado entre os três primeiros lugares.
Em entrevista ao semanário O Democrata, o jovem artista disse sentir-se apaixonado pelo seu trabalho, razão pela qual sonha ser arquiteto de formação e poder ter uma escola de arte.
BIOGRAFIA
Luisinho Cá nasceu a 4 de dezembro de 1999 em Bolama. Fez os estudos primários e secundário em Bolama, tendo concluído o 12º ano de escolaridade em 2022. Um dos sonhos de Luizinho é ser arquiteto com formação superior. É eletricista por experiência, desde 2014.
Aos 13 anos de idade mostrou a sua paixão pela arte de criar. Faziabarcos de boia, motores a dínamos, carros com “arraminhos”, aviões de latas recicladas, máscaras de carnaval. Fazia tudo quando não ia acompanhar o pai à pesca. Anos depois dedicou-se a fazer pinturas de quadros, de placas, de cabaças, de murais e de letras nas camisolas. De 2011 a 2022 representou a região de Bolama no concurso dos inventores, tendo conquistado o 1º e o 2º lugar, organizado pela OAPP, Invenção inovadores na Bissau.
Em 2017 arrematou o prémio da melhor máscara no desfile do carnaval na região de Bolama. Voltou a levar o mesmo prémio em 2018 e no mesmo ano, o grupo Cultural Netos de Bandim concorreu com máscaras criadas por ele. Já em 2019 ganhou o prémio nacional e levou o prémio do primeiro e terceiro lugares.
Em 2019 deu uma nova visão à cidade de Bolama e à sua carreira artística, tendo construído de raiz a Estátua do décimo oitavo Presidente dos Estados Unidos da América, Ulisses Grant. Em 2020 construiu o busto de Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacional (AMI, a estátua de São José para a missão Católica. Em 2021 dedicou-se todo o ano à pintura de murais, quadros, placas e cabazes.
Em 2022 voltou aos bustos, com a imagem do falecido Presidente da República, Koumba Yala, a pedido do governo. Neste ano, 2023, fez obusto do Presidente Umaro Sissoco Embaló.
Por: Epifânia Mendonça



















