COMUNICADO DE IMPRENSA: ABERTURA OFICIAL DA CASA DE ACOLHIMENTO PARA DOENTES EM PORTUGAL

Procedeu-se hoje, pelas 11 horas, a abertura oficial da casa de acolhimento para doentes de junta médica, espaço inicialmente inaugurado a 18 de Março de 2014, pelo então Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Alipe Silva.

A cerimónia presidida pelo Ministro da Função Pública e Reforma Administrativa, Engenheiro Admir Nelson Belo, teve como anfitrião o Dr. Mbala Alfredo Fernandes, Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, que na sua intervenção, realçou a continuidade do Estado em todo este processo e ressalvou que a inauguração da casa decorreu a 18 de Março de 2014, considerando que a cerimónia de hoje é uma abertura oficial com que se regozija, não só porque vem responder as várias solicitações e demandas, mas sobretudo, levando em consideração que o principal problema dos doentes não é a evacuação, mas a integração e um tratamento digno . Garante o Dr. Mbala, que da parte da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, enquanto representação diplomática neste país, a equipa de saúde e assistência social dará toda a cobertura institucional necessária, estando a missão completamente disponível para cumprir escrupulosamente com as suas obrigações e com o que o estado entender que deve ser feito. Ainda nas suas palavras “ Tem dito o Presidente José Mário Vaz, vamos meter a mão na lama, então é hora de juntos metermos a mão na lama, e aproveito aqui agradecer a colaboração do estado português, à associação guineense Aguinenso, à fundação Ricardo Sanhá pelo trabalho até aqui realizado, e agradecer sobretudo ao Dr. Mário Mendes, cirurgião guineense conceituado, que colaborou incansavelmente para a materialização deste projeto. Esta iniciativa não vem substituir nenhuma outra instituição pública ou privada, mas complementar as já existentes, no sentido de cobrir as lacunas no processo de reintegração, permitindo-nos ainda dizer que atualmente, temos conseguido responder satisfatoriamente a vários problemas que se nos apresenta, felizmente”.

Por seu turno, o Ministro Nelson Belo deu abertura oficial à residência, começando por agradecer às mesmas instituições anteriormente referidas e ao Estado português por essa colaboração a nível de saúde, “ permitindo-nos tratar condignamente os nossos concidadãos. A Política deste governo cinge necessariamente em responder às necessidades dos cidadãos e o país tem tentado suprimir todas as ineficiências à volta da saúde, sendo esta iniciativa uma delas, o que eu considero um grande orgulho, em que mais uma vez, Portugal está presente no acompanhamento ao estado guineense. É da nossa inteira responsabilidade acompanharmos as necessidades dos nossos concidadãos, acompanhar na íntegra e ativar mecanismos para as colmatar e é com esta política que esperamos que a casa funcione, respeitando todos os critérios delineados na implementação deste projeto”.

A instalação sita na Av. Miguel Bombarda, nº 1 em Saldanha, tem capacidade para acolher 19 utentes com direito à assistência 24 sobre 24 horas, com 4 assistentes operacionais, um médico, uma enfermeira, uma cozinheira, uma administradora, pessoal de limpeza e um motorista, tendo a residência uma ambulância equipada para uso exclusivo dos doentes.

A embaixada da Guiné-Bissau em Portugal

2 thoughts on “COMUNICADO DE IMPRENSA: ABERTURA OFICIAL DA CASA DE ACOLHIMENTO PARA DOENTES EM PORTUGAL

  1. 40 anos depois da independencia e milhoes de dolares e euros em ajudas para a area da saude e da educação na Guiné-Bissau …e uma guineense se nao tiver 30 mil xof dá á luz á porta do simoes mendes…

    casa de acolhimento para doentes em Portugal? mas quem é q acredita nisso?

    negocios de vistos 🙂

  2. Alegra-me saber da cooperação de Portugal com a Guiné-Bissau no domínio da saúde.É de realçar essa cooperação e desejar que ela possa ser ainda mais abrangente e em outros mais domínios.
    Esta casa de acolhimento agora inaugurada, assim como o serviço que lhe está associado, são bens inestimáveis para quem na fragilidade da doença, sua ou de familiares, necessita de ajuda. Bem hajam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *