O chefe da delegação da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Aliou Turay, disse ter transmitido à segunda vice-presidente da Assembleia Nacional Popular o sentimento da organização relativamente às próximas eleições simultâneas de 23 de novembro de 2025.
“O sentimento da Comissão da CEDEAO é que hajam eleições justas, transparentes e inclusivas na Guiné-Bissau”, indicou Omar Aliou Touray, chefe da delegação da comissão da CEDEAO, à saída da audiência com Satu Camará Pinto.
Omar Aliou Touray disse aos jornalistas que, na sequência dessa missão, a delegação já se reuniu com várias entidades e está a procurar com diferentes formações políticas e coligações eleitorais encontrar respostas a várias questões relativamente às próximas eleições de 23 de novembro no país.
“Reuni agora, eu e a minha delegação com a presidente do Parlamento. Ontem, encontramo-nos com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló. Hoje, analisamos as mesmas questões com o ministro da Administração Territorial e Poder Local e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça”, assinalou.
O chefe da delegação da Comissão da CEDEAO assegurou que a organização sub-regional irá engajar-se seriamente e apoiar as autoridades guineenses na realização de eleições legislativas e presidenciais.
“Aliás, o Presidente da República manifestou-nos essa preocupação e comprometeu-se também em trabalhar para que o processo seja justo e inclusivo. Também recebemos as mesmas garantias da Satu Camará Pinto”, frisou.
Por: Filomeno Sambú



















