O centro da cidade de Bissau, normalmente muito movimentado nesta hora, está completamente deserto e sob controle das forças de defesa e segurança, fortemente armadas.
Durante nossa passagem de motorizada pelo centro, constatamos a presença de militares da CEDEAO posicionados em carros blindados junto à entrada principal do Hotel Ceiba, onde estão hospedados a maioria dos observadores eleitorais internacionais.
Na área da sede do clube Benfica, há elementos da Guarda Presidencial realizando revistas em viaturas e bloqueando a passagem, permitindo apenas o trânsito de jornalistas, que recebem instruções sobre as ruas autorizadas.
O acesso direto à zona do Império e à descida para a Avenida Amílcar Cabral está interditado, conforme constatou a reportagem do jornal O Democrata. O desvio é feito pela área do Ministério da Função Pública, subindo por uma das ruas adjacentes para sair na Avenida Amílcar Cabral.
Os tiros ouvidos, no início da tarde desta quarta-feira 25 de novembro de 2025, no centro da cidade — nas proximidades da CNE, do Ministério do Interior e da Ordem Pública, bem como nos arredores do Palácio da República — levaram ao encerramento do principal mercado de Bissau (Bandim) e do mercado da Praça.

Apesar disso, ainda circulam algumas viaturas de transporte público (táxis e toca-tocas) que ligam o mercado de Bandim a diferentes bairros.
Por: Assana Sambú



















