Ministro da Energia: “GESTÃO DA EAGB PELA EMPRESA PRIVADA REPRESENTA UM MARCO IMPORTANTE PARA O PAÍS”

O ministro da Energia e Recursos Naturais, António Serifo Embaló, considerou esta quarta-feira, 21 de novembro 2018, de marco importante a assinatura de contrato entre o governo guineense e a empresa portuguesa, “EDP Internacional” sobre a gestão da Empresa de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB).
O governante falava aos jornalistas depois de ato da assinatura de contrato, realizado no ministério da Economia e Finanças, na presença do Primeiro-Ministro, Aristides Gomes, também do representante do Banco Mundial e do Administrador da EDP Internacional. Na ocasião, Serifo Embaló, disse que a nova gestão privada, representa uma nova era na medida em que vai criar condições para que a EAGB tenha uma performance desejável para população guineense.
Para o representante do Banco Mundial, Amadou Umaro Ba, a assinatura do contrato de serviços entre a EAGB e uma empresa respeitável naquele setor, marca, assim, um ponto de inflexão da EAGB no processo de transformação, que está a ser acompanhada pela aprovação dos novos estatutos da empresa pelo Conselho de Ministros bem como a nomeação do seu Conselho de Administração.
Por seu lado, o Administrador da Empresa EDP Internacional, Carlos Madeira, informou que objectivo deste contrato é de ajudar a EAGB aperfeiçoar o seu sistema de gestão e desenvolver o seu projeto no período de três anos, melhorando assim o desempenho económico financeiro e a qualidade de prestação dos serviços aos seus clientes.
Importa referir que as estatísticas disponíveis indicam que na Guiné-Bissau menos de 20 por cento da população tem acesso à electricidade e  água canalizada [último relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento]. A empresa EAGB produz apenas 15 Megawatts para a capital Bissau.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *