GOVERNO GUINEENSE CONFIRMA DOIS CASOS DE CIDADÃOS ESTRANGEIROS INFETADOS PELO CORONAVÍRUS

O Primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, confirmou a existência de dois casos da doença do Covid-19 (Coronavírus) que infetou dois cidadãos de nacionalidades estrangeiras, designadamente um empresário indiano e um alto funcionário das Nações Unida da República Democrática do Congo.

O chefe do governo fez este anúncio esta quarta-feira, 25 de março de 2020, depois da habitual audiência semanal com o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, no Palácio da República.

Nabiam pediu calma à população para não entrar em pânico e que o governo está a controlar a situação. Acrescentou que as pessoas infetadas estão nas suas residências e seguidas por uma equipa médica.

Na segunda-feira, 25 de março de 2020, o diretor-geral dos Serviços da Epidemiologia e Segurança Sanitária, Salamão Mário Crima, havia anunciado a existência de dois casos suspeitos da doença de covid-19 (Coronavírus) que estavam em quarentena nas respetivas casas sob vigilância das autoridades competentes. Os dois casos foram anunciados hoje, 25 de março, como positivos. 

Salamão Mário Crima disse na ocasião apesar de o governo ser o executor das políticas de Estado, o desafio do combate ao Coronavírus não cabe apenas ao executivo e destacou que a colaboração de todos os cidadãos guineenses seria indispensável.

Assegurou que o flagelo que o mundo enfrenta deve ser encarado como uma guerra mundial, porque “o vírus transformou-se agora numa bomba”. 

Recorde-se que o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000. O continente africano registou 58 mortes desta doença, aproximando-se dos 2.000 casos em 45 países e territórios, segundo as estatísticas mais recentes.

Vários países adotaram medidos excecionais, incluindo o regime de quarentena, estado de emergência e o encerramento de fronteiras, como é o caso da Guiné-Bissau.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa