Os Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental divulgam na próxima segunda-feira, dia cinco de setembro, em Abuja, o projeto final do plano de ação da organização de Luta Contra Droga e Criminalidade Organizada na região, para quatriênio 2016-2020, anuncia em comunicado o Ministério da Justiça da Guiné-Bissau.
O plano, segundo o mesmo documento, será apresentado aos Estados membros e parceiros técnicos para sua revisão e validação.
Depois do processo de validação, adianta, o plano será submetido aos Chefes de Estados e dos Governos da CEDEAO para sua posterior aprovação.
Na conferência dos Ministros da Justiça da CEDEAO a decorrer em Abuja, capital da Nigéria, o país será representado por Luís Olundo Mendes, Ministro da Justiça.
A reunião de Abuja terá a contribuição dos peritos e representantes das organizações da sociedade civil regionais nomeadamente, a Comissão da África Ocidental sobre Drogas, União Europeia, ONUDC-Gabinete da ONU de Combate contra a Droga e Crime Organizado e a Interpol.
Segundo a nota do Gabinete de imprensa de Luís Olundo Mendes, consultada pelo “O Democrata”, a cimeira está a ser antecedida de outro encontro técnico que começa hoje, 02 de setembro e termina no domingo, 04 do mesmo mês .
A nova abordagem sobre droga, crimes na internet, o branqueamento de capitais, a corrupção, os laboratórios clandestinos, figuram entre outros assuntos da agenda da Cimeira dos Ministros da Justiça da CEDEAO.
Por: Filomeno Sambú
















