A Conferência das Partes das Nações Unidas (COP 22) lançou ontem, 14 de Novembro, na sua segunda semana das negociações, na cidade de Marraquexe, em Marrocos, uma Rede Internacional de Centros de Excelência para as Mudanças Climáticas e os Centros de Reflexão do Desenvolvimento de Capacidades.
A COP 22 cujos principais resultados esperados se concentrarão, sobretudo, na capacitação e na transparência, lançou também no Pavilhão marroquino, uma iniciativa internacional de colaboração para apoiar a colaboração e o intercâmbio entre os Centros de Excelências Internacionais de Mudanças Climáticas e de Grupos de Reflexão denominado de “Thinks Tanks”.
A Rede Internacional de Centros de Excelência em Alterações Climáticas e os Grupos de Reflexão para o Desenvolvimento de Capacidades, INCCCETT 4CB, dedicarão a sua especial atenção a incentivar a ação climática para a concepção e implementação de NDCs; Avaliar e aumentar o desenvolvimento de capacidades; Explorar novos modelos de capacitação que capitalizem as capacidades existentes de pesquisa, conhecimento e formação; Promover o envolvimento contínuo de “Think Tanks”.
Por seu lado, os Centros de Excelência dedicarão a sua atenção na concepção e na implementação de NDCs; Contribuir para as iniciativas internacionais e regionais existentes na concepção e implementação do NDCs; Promover a colaboração entre os grupos de reflexão e os centros de excelência para assegurar que a investigação, o conhecimento e a formação sejam da maior relevância para os decisores políticos e Desenvolver abordagens e ferramentas para avaliar a eficácia das atividades de capacitação.
A Rede, recém-lançada, resulta da colaboração dentre 13 centros internacionais e grupos de reflexão da África, Europa, Ásia e América Latina, cada um com uma extensa e substancial experiência na elaboração de planos de mudança climática, dados relacionados com o clima, pesquisa e desenvolvimento e capacitação. Hoje durante o lançamento, a Rede emitiu uma declaração de intenção, detalhando as áreas de cooperação e o caminho a seguir para melhorar e otimizar a entrega direcionada e adaptada do desenvolvimento de capacidades.
Os membros dos referidos Centros recém-criados também acordaram em estabelecer um Secretariado Permanente no Centro de Competências para as Alterações Climáticas, em Marrocos (4C Maroc). O 4C Maroc é um recém-criado grupo de Interesse Público, do sector público e privado, de investigação e da sociedade civil (www.4c.ma). A sua principal missão é responder às necessidades de capacitação, centralizar os dados climáticos relevantes e fornecer especialização e assistência técnica aos diferentes intervenientes de Marrocos e de África.
Presidente do Comité Científico da COP 22 e Presidente do Conselho Económico, Social e Ambiental, Nizar Baraka descreveu na cerimónia de lançamento das duas novas instituições de Pesquisa sobre as Mudanças Climáticas, como uma “prioridade para a Presidência Marroquina da COP22”, sublinhando de seguida, a condicionalidade do reforço das capacidades e a sua importância para a aplicação do Acordo de Paris.
Por: António Nhaga, enviado especial de O Democrata em Marraquexe/Marrocos
















