Figura da semana: IANCUBA DANSÓ ENCORAJADO COM O PRÉMIO ‘JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS 2018’

O jornalista Iancuba Dansó, da Rádio Capital FM, foi o grande vencedor da 5ª Edição do ‘Prémio Jornalismo e Direitos Humanos’ na categoria Rádio, com a reportagem intitulada “Agressão às Liberdades”. Uma distinção atribuída a 10 de Dezembro 2018 pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, em colaboração com a Associação de Cooperação entre os Povos e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina.

Na sua conta do facebook, o jovem jornalista dedicou o prémio ao Diretor-executivo da Capital FM, Lassana Cassamá, ao seu filho Said Dansó e aos colegas da rádio. Já numa declaração à imprensa, Iancuba Dansó disse que o jornalista é defensor da democracia, acrescentando que o galardão encoraja-o a continuar a promover a democracia.

BIOGRAFIA

Iancuba Dansó nasceu no dia 13 de Setembro de 1989. Concluiu os estudos liceais no Liceu Dr. Agostinho Neto em Bissau onde, em 2010, exerceu o cargo de Secretário da Associação dos Alunos do Liceu Dr. Agostinho Neto. Atualmente estuda 4.º Ano de Licenciatura em Língua Portuguesa no Instituto Camões em Bissau. Em 2009 frequentou um curso Prático de Jornalismo pela Agência Bissau Media e Publicações. 

Em 2007 e 2011 participou num curso de Administração e Secretariado. Já em 2009 fez uma formação em Gestão de Parceria, ainda no mesmo ano  esteve num curso sobre Saúde e Participação Comunitária. Em 2010 fez outro curso sobre Técnicas de Elaboração de Projetos e em 2012 participou numa formação destinada à Saúde Sexual e Reprodutiva.

Foi Responsável do Departamento de Associativismo e Voluntariado e mais tarde Responsável das Relações Públicas e Porta-voz da Rede Nacional das Associações Juvenis, RENAJ. Também foi delegado da Associação de Jovens de Luanda junto ao Conselho Nacional da Juventude, CNJ. E de 2009 a 2012 desempenhou as funções de Secretário-geral da Associação de Jovens de Luanda, AJOL.

 
 
 
Por: Sene CAMARÁ

1 thought on “Figura da semana: IANCUBA DANSÓ ENCORAJADO COM O PRÉMIO ‘JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS 2018’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *