GOVERNO COMEMORA DIA AFRICANO DE ESTATÍSTICA    

O Governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Economia e Finanças, comemorou 18 de Novembro, dia africano de estatística sob o lema “Acesso livre aos dados estatísticos, para uma participação e responsabilização”.

A jornada africana da estatística é comemorada em cada ano no dia 18 de Novembro. O seu principal objectivo é de sensibilizar o público sobre o papel central que as estatísticas desempenham em todos aspectos da vida social e económica em África. Esta mesma cerimónia serviu igualmente para assinalar o XXI aniversário do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Durante a cerimónia da comemoração do dia africano de estatística, foi lançada a iniciativa denominada GuinebissauInfo. Esta iniciativa, de acordo com as informações, servirá como uma plataforma de gestão de dados para o monitoramento do desenvolvimento humano na Guiné-Bissau.

O ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins disse na sua intervenção estar satisfeito de presidir a cerimónia da comemoração da data do dia africano da estatística bem como da celebração do vigésimo primeiro aniversário do Instituto Nacional de Estatística.

Sustentou que o momento é de reflexão para todos sobre as estatísticas, como também sobre o papel da grande responsabilidade que têm no desenvolvimento do país.

Geraldo Martins advertiu ainda que a estatística proporcionam informações que são importantes para elaboração das políticas públicas. Acrescentou que sem a validação e a utilização destes dados estatísticos torna-se muito difícil elaborar políticas públicas, por isso o actual governo está empenhado nesta área no sentido de fazer evoluir o sistema estatístico nacional.

O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Abubacar Sultan asseverou que está muito feliz por ter assistido os dois actos de comemoração e de lançamento dos três bancos de dados no quadro da iniciativa GuinebissauInfo. Sustentou que GuinebissauInfo é uma boa iniciativa do Estado que terá o interesse dos académicos bem como dos parceiros internacionais.

Por: Aissatu Só    

1 thought on “GOVERNO COMEMORA DIA AFRICANO DE ESTATÍSTICA    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *