Covid-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA 156 NOVOS CASOS E NÚMERO DE INFETADOS SOBE PARA 413

O presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), Dionísio Cumba, anunciou hoje, 04 de maio de 2020, que das amostras analisadas nas últimas 48 horas foram registados 156 novos casos positivos no país, totalizando 413 o número das pessoas infetadas pela Covid-19 na Guiné-Bissau. Deste número [413], 19 casos foram considerados recuperados, um óbito e 393 pessoas mantêm-se em ativo.

O anúncio foi feito na habitual conferência de imprensa diária de apresentação do boletim epidemiológico sobre a evolução da situação da Covid-19. O também coordenador de Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES) lembrou que não foram atualizados os dados nas últimas 48 horas devido à incapacidade do Laboratório Nacional da Saúde Pública em testar um número considerável das amostras coletadas.

Dionísio Cumba explicou que no dia 01 de maio, o país registou 58 (cinquenta e oito) novos casos positivos das 94 amostras recolhidas, sendo 20 do sexo feminino e 38 do sexo masculino e no dia seguinte, 02 de maio, foram analisadas 376 amostras, das quais 98 deram positivo, 253 deram negativo, 24 inconclusivas e um caso repetido. 

O médico pediátrico garantiu que todos os casos diagnosticados com a Covid-19 estão a ser seguidos pelos técnicos de saúde, uns em domicílios e outros em hotéis, em Bissau.

As estatísticas epidemiológicas do Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES) revelam que neste momento 63 pessoas estão confinadas num dos hotéis, das quais seis membros do governo, 15 técnicos de saúde, jornalistas e outras individualidades infectadas. Contudo, assegurou que todas elas apresentam “um estado clínico normal” e que o tratamento de doentes está a ser ministrado em função de sintomas que cada um apresenta.

De referir que numa entrevista concedida ao semanário O democrata, Dionísio Cumba frisou que a instituição que dirige não dispunha ainda de informações sobre a composição, aplicação e efeitos clínicos de xarope tradicional à base de infusào “Covid-Organics” oferecido pelo governo malgaxe para a prevenção e cura do novo Coronavírus (Covid-19).


Por: Epifania Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *