O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba, revelou esta quinta- feira, 07 de maio de 2020, que nas últimas 24 horas foram registados oitenta e nove (89) casos de infeções e um recuperado. O número total de infetados pelo coronavírus (Covid-19) na Guiné-Bissau eleva-se à 564 casos positivos.
Esses dados foram revelados durante a apresentação diária do boletim sobre a evolução do coronavírus na Guiné-Bissau.
O oordenador do Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES) frisou que, só nas últimas horas, o Laboratório Nacional de Saúde Pública analisou 184 amostras coletadas, mais 21 que eram inconclusivas no teste realizado a 05 de maio do ano em curso, totalizando 205 amostras. Dos casos testados positivos, 63 são do sexo masculino e 26 do sexo feminino. O número de óbitos confirmados mantém- se (2) e casos recuperados sobe para 25.
Em reação às informações em como o Laboratório Nacional de Saúde Pública não tem condições para diagnosticar casos do Covid-19, Cumba refutou tais alegações e considera “inútil” os comentários feitos a cerca do laboratório, desafiando os técnicos a provarem o contrário.
“Quem quiser, como médico, pode averiguar visitando o laboratório para se inteirar melhor e saber se realmente tem ou não a capacidade de fazer o diagnóstico do COVID-19. Pelo contrário estaria a propagar falsas informações à população, piores que o vírus da covid-19’’, desafiou.
Por: Epifânia Mendonça



















