Figura da semana: JUSTINO DELGADO LANÇA “RUBANE”, O SEU 12º ÁLBUM DISCOGRÁFICO

[SEMANA 30_2020] O expoente máximo da música moderna guineense, Justino Delgado, lançou neste mês de julho, o seu 12º álbum intitulado “Rubane”, uma obra discográfica com 12 faixas musicais, cujo CD já se encontra à venda na capital do país, Bissau. O músico celebrou, no ano passado [2019], o seu 40º aniversário de carreira musical, num evento recheado de canções que marcaram gerações na Guiné-Bissau, na lusofonia e no mundo. 

Juju, como também é tratado carinhosamente, é o cantor guineense mais popular, tendo já gravado doze álbuns, dos quais um Best Of. 

Foi distinguido variadíssimas vezes no país e no estrangeiro. É também o Embaixador da música moderna guineense e lidera a banda Dokolma, uma banda antiga do qual fazia parte, mas que restaurou nos últimos anos e que às vezes o acompanha nos seus concertos.

BIOGRAFIA

Justino Gomes Delgado nasceu na Ilha de Bubaque. Apaixonado pela música desde tenra idade, teve o seu primeiro contato com a música aos 12 anos de idade. Gravou o álbum ‘Lôla’  e ‘Casamenti D’Haos em 1989. 

‘Gabiana’ surgiu em 1993, em 1995 lançou ‘Tétété’, em 1998, ‘Troco’. Em 2000 lançou ‘Farol’. Outros álbuns de grande sucesso também foram ‘Ley Dy Byda’, Tilita, Dum D’Tchom. Agora em 2020 coloca o álbum ‘Rubane’ no mercado.

Em 1978, fundou e liderou o grupo musical ‘Flor de África’, ainda era jovem estudante, Cresceu rapidamente em popularidade e fama. Em 1979, foi convidado para integrar o grupo África Livre. De 1982 a 1984 investiu as suas energias na carreira a solo, tendo feito muitas aparições como artista convidado em shows com os grupos: África Livre, Super Mama Djombo e Nkassa Cobra.


Por: Sene Camará

5 comments

  1. Iero djalo disse:

    Justamente eu reconheso jujú delegadu como melhor de todo o tempo diseju-lhe uma longa vida para acompnhar a cultura guineense tu es o meu idulo fã namba wan.

  2. Toussaint nassoman sanca disse:

    Melhor de todos os tempos.

  3. Eliseu Banori disse:

    Em primeiro lugar, meus parabéns ao jornal pela divulgação da cultura guineense. Gostaria só. De fazer alguns reparos. Justino Delgado nasceu em Onhoncumu, não em Bubaque. O músico já tem 11 álbuns oficiais, não 12. Outra coisa, Titita foi um dos temas musicais do Juju, não título do álbum. Obrigado
    Mantenhas

  4. Tussem Mendes disse:

    Muito obrigado meu ídolo JD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa