Covid-19: GUINÉ-BISSAU ULTRAPASSA A BARREIRA DOS DOIS MIL CASOS DE INFEÇÃO POR CORONAVÍRUS

A Alta Comissária para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Magda Robalo disse esta segunda-feira, 03 de agosto de 2020, que a Guiné-Bissau regista neste momento 2032 (dois mil e trinta e dois) casos de infeção pela Covid-19, acumlados desde o anúncio dos primeiros casos no país. Acrescentou que dos 2032 casos de infeção, registaram-se 944 recuperados e 27 óbitos.

A responsável do Alto Comissariado fez este anúncio durante a apresentação dos dados epidemiológicos sobre a pandemia. O número de casos de infeção subiu de 1981 para 2032, e o número de recuperados evoluiu de 893 para 944. Registou-se também o aumento do número de óbitos, que subiu para 27 casos. 

Os dados apresentados indicam que a capital Bissau continua a registar maior número de casos de infeção, 1824, dos quais, 829 recuperados e 20 óbitos.

 A segunda região com o maior número de casos é Biombo, no norte do país e muito próxima da capital Bissau. Biombo conta com 120 casos de infeção, dos quais, 70 recuperados e 6 óbitos. Cacheu é a terceira região mais afetada e conta com 37 casos, deste número, 21 recuperados e não tem nenhum óbito. Seguida de Bafatá com 27 casos, 12 recuperados e um óbito.

A região de Oio regista 17 casos, dos quais 9 recuperados e 2 perdidos (casos da infeção que fugiram do controlo das autoridades sanitárias), Gabú tem  e 2 recuperados. Tombali conta com 3 casos da Covid-19 e 1 perdido. A região sanitária de Farim tinha apenas 1 caso, entretanto já  recuperado.

A Alta Comissária explicou que está a ser montada uma nova estratégia de comunicação e sensibilização para a prevenção contra o contágio e propagação da Covid-19 junto das comunidades como forma de fazer que a população tenha noção do vírus e suas consequências para melhor prevenir-se.

De recordar que foram confirmados primeiros casos da Covid-19 na Guiné-Bissau no dia 25 de março deste ano, considerados importados.


Por: Epifânia Mendonça    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *