Cooperação Bissau e Ancara : MINISTRA CONSIDERA TURQUIA PARCEIRO ESTRATÉGICO COM PESO INTERNACIONAL

A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, afirmou esta quinta-feira, 10 de setembro de 2020, que a Turquia é um parceiro estratégico da Guiné-Bissau, com peso internacional “muito grande”. 

Suzi Barbosa falava aos jornalistas após a assinatura de dois acordos de cooperação com o governo da Turquia, através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut ÇAVUÇOGLU, que efetuou uma visita de pouco menos de 24 horas à Guiné-Bissau. 

Os documentos foram assinados pelos chefes da diplomacia dos dois países. Suzi Barbosa revelou que o primeiro documento assinado tratava-se de um memorando de entendimento entre os dois ministérios, que irá permitir o país beneficiar da formação na área da diplomacia e com a possibilidade da Guiné-Bissau ter ainda a sua própria academia de diplomacia, com apoio da Turquia. 

Informou que o segundo acordo é no domínio de transporte aéreo, que vai permitir brevemente a companhia aérea “Turquis Airline” voar para a Guiné-Bissau e, consequentemente, beneficiar de novos horizontes a nível dos transportes aéreos e criação de postos de trabalho. 

Na sequência desse último acordo, Barbosa informou que o diplomata turco veio acompanhado do presidente de uma companhia aérea “muito importante” na sub-região e que foi responsável pela construção do Aeroporto de Dakar, Niamey e vários países da sub-região, infraestruturas de grande importância para o desenvolvimento desses países. 

“É o que o governo pretende fazer na Guiné-Bissau. A delegação trouxe dois ventiladores para apoiar o país no combate à pandemia da Covid-19 e várias embalagens de máscaras para ajudar o povo guineense, em solidariedade na luta contra a doença que assolou o mundo inteiro”, sublinhou.

A responsável da diplomacia guineense assegurou que os acordos rubricados vão representar grande desenvolvimento na relação de cooperação com a Turquia, pois “toda a gente sabe qual é a importância desse país nos dias de hoje”, anunciando que nos próximos meses a Turquia abrirá sua embaixada na Guiné-Bissau e da mesma forma que o país o fará na Turquia.

Salienta-se que após a assinatura dos acordos entre os dois governantes, a delegação deslocou-se à Presidência da República, onde o Chefe de Estado guineense Úmaro Sissoco Embaló, agraciou o ministro dos Negócios Estrangeiros desse país que partilha duas fronteiras entre a Ásia e a Europa, Mevlut Cavuçoglu, com a medalha da “Ordem Nacional das Colinas de Boé”, em gesto de reconhecimento da nação guineense pelo seu contributo e empenho, “com reflexos positivos no processo de formação de quadros guineenses”.


Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa