Figura da semana: WELENA SILVA APRESENTA LIVRO SOBRE DIREITO AMBIENTAL

[Semana 38_2020] O jovem jurista ambiental, Welena da Silva, apresentou o seu primeiro livro científico intitulado “Tutela Preventiva do Ambiente na Guiné-Bissau através da Avaliação de Impacte Ambiental: Contributo para a (des) Construção Teórica do seu Regime Jurídico”, uma obra de duzentas e quarenta e uma (241) páginas que também foi sua tese de mestrado na Faculdade de Direito de Lisboa em 2019.

“O livro é um convite aos jovens da Guiné-Bissau no sentido de apostarmos na formação nas áreas de que o país carece como é o caso da área ambiental”, incentivou Welena em apresentação pública do livroque teve lugar numa das salas do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP).

                                                                                   BIOGRAFIA

Welena da Silva nasceu no dia 23 de março de 1989, em Bissau. Licenciado em Direito/Menção Administração Pública pela Faculdade de Direito de Bissau, em 2013. Pós-graduado em Direito da Energia, Recursos Naturais e Ambiente (curso organizado pela Faculdade de Direito de Bissau em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) – 2015. Fez mestrado em Ciências jurídico-ambientais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 2019. Foi animador juvenil e Coordenador Geral da Geração Nova da Tiniguena, como também foi o Secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude. 

Atualmente, é docente da disciplina Introdução ao Estudo de Direito e ao Direito Consuetudinário na Faculdade de Direito de Bissau. Desde 2017 desempenha a função de Diretor do Serviço Jurídico da presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares. Técnico de Apoio para a implementação do Programa de Reforço de Capacidades do Programa da União Europeia de Apoio aos atores Não Estatais – UE-PAANE. Monitor da Rede de Alerta e Resposta Precoce da CEDEAO – ECOWARN Guiné-Bissau (desde fevereiro de 2015).  

Welena da Silva é consultor de vários projetos ligados às organizações nacionais e sub-regionais. Consultor para elaboração do estudo sobre o quadro legal e regulamentar relativo à implantação de infraestruturas e a gestão dos seus impactos na zona costeira da Guiné-Bissau (AAAC 2018). Consultor para elaboração do estudo sobre o quadro legal relativo à gestão de pesticidas na Guiné-Bissau (FAO Março de 2019)


Por: Sene Camará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa