Presidência aberta: SISSOCO PROMETE TRANSFORMAR GABÚ DENTRO DE UM ANO 

O Presidente da República, Úmaro  Sissoco Embaló, prometeu transformar a região de Gabú dentro de um ano, em particular a cidade, tendo garantido a resolução dos problemas das grávidas nos hospitais para que possam a fazer parto sem riscos. O Chefe de Estado fez esta promessa no início da noite deste sabado, 28 de novembro de 2020, durante a sua intervenção no comício popular realizado na cidade de Gabú, no âmbito da presidência aberta.

Na sua primeira deslocação oficial a interior do país desde a sua eleição em dezembro de 2019, Embaló assegurou na sua comunicação que dentro de duas semanas as corporações da Guarda Nacional (GN) e da Polícia da Ordem Pública (POP) de todas as regiões do país serão afetadas, cada uma, com duas viaturas.

Preocupado com o indice do analfabetisbo, a não escolarização das meninas e as praticas defastas no leste do país, o Presidente da República desafiou aos régulos da região de Gabú a trabalharem para o fim de casamentos precoce e forçado na região e garantir a escolarização das meninas e raparigas.

Em reação às preocupações levantadas pelos populares e régulos locais, Embaló anunciou que trabalhará em colaboração com o governo para reabilitar as infraestruturas, assegurar o fornecimento regular da água e luz elétrica, melhoramento do funcionamento dos centros hospitalares e escolas nas comunidades, tanto em Gabú como a nível nacional.

“Daqui há um ano Gabú será transformado, porque vamos trabalhar para resolver problemas das grávidas nos hospitais para que possam dar a luz sem riscos em Gabu”, prometeu Embaló, destacando que dentro de duas semanas as corporações da Guarda Nacional(GN) e da Polícia da Ordem Pública(POP) de todas as regiões do país serão afetadas, cada, com duas viaturas.

No seu discurso de poucos minutos, centrado em promessas, Sissoco Embaló anunciou que, brevemente, serão nomeados os governadores regionais para permitir que as regiões funcionem normamente.

“Não sou Presidente da República de nenhuma formação política. Represento, sim,  o povo guineense e todos os partidos políticos”, enfatizou Embaló.

Antes, Sissoco Embaló teve uma pequena paragem em Mafanco, para a tradicional receção antes de entrar para a cidade e depois recebeu cumprimentos da parada militar do Batalhão da Região Gabú.


Por: Filomeno Sambú
Foto: F.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *