FEDERAÇÃO DO TEQBALL PERSPETIVA INICIAR O CAMPEONATO NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2021

A Federação do Teqball da Guiné-Bissau perspetiva iniciar o campeonato nacional da modalidade entre janeiro e fevereiro de 2021, anunciou o seu presidente, Afonso Henrique Dju.

Henrique Dju, informando que neste momento o organismo iniciou o processo da montagem das mesas do Teqball nas diferentes zonas da Guiné-Bissau, com destaque para o setor de Canchungo, norte do país.

O líder deixou esta garantia, este sábado, 28 de novembro de 2020, no campo Sueco, em Bissau, à margem do torneio nacional, organizado pela instituição federativa, com o objetivo de dotar os atletas de técnicas para as futuras competições.

“É uma estratégia para  divulgarmos a imagem da modalidade, demostrando que não queremos terminar só num espaço. Fizemos o primeiro torneio na ENEFD, o segundo no campo Sueco e perspetivamos realizar o terceiro no interior do país”.

Henrique Dju disse que há muita vontade e abertura dos clubes em participar no campeonato nacional do Teqball.

Sobre provas internacionais, o presidente revelou que a Guiné-Bissau está a trabalhar na captação dos atletas que vão representar o país no mundial de Teqball na Polônia em 2021.

O torneio, que decorreu durante todo dia de sábado, contou com a presença de vários dirigentes das outras federações nacionais, incluindo o diretor geral dos Desportos, Alberto Dias.

Ouvido pela reportagem da secção  desportiva de O Democrata, Alberto Dias disse que a sua direção está confiante de que dentro três anos vai-se conseguir alargar a modalidade para todo o território nacional.

A Federação de Teqball da Guiné-Bissau foi fundada em Novembro de 2019 e acabou de completar um ano da sua existência.

O Teqball foi inventado na Hungria, em 2014, e desde aí, rapidamente entrou numa fase de expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva” tanto que, hoje em dia, é praticada em mais de 100 países do mundo.

Muitos jogadores e antigos futebolistas terão contribuído para a expansão da modalidade, praticando Teqball como forma de treinar as suas capacidades técnicas ou simples divertimento.

A Federação Internacional espera que a modalidade entre para o programa olímpico em 2028. 




Por: Alison Cabral
Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *