ALTO COMISSARIADO ANUNCIA PAGAMENTO DE MAIS DE 700 MILHÕES DE FCFA À EQUIPA DE RESPOSTA À COVID-19

O Alto Comissariado para o combate à pandemia do novo coronavírus  (Covid-19) anunciou que o governo disponibilizou ontem o valor de 746,9 milhões Francos CFA para o pagamento dos técnicos da equipa de resposta à Covid-19. O valor cobre as dívidas contabilizadas até setembro de 2020.

Em comunicado, na posse de O Democrata, com a data de 4 de fevereiro de 2021, assinado pela alta comissária para a Civid-19, Magda Robalo informou que um montante de 846 milhões e 100 mil francos CFA foi disponibilizado pelo governo para o pagamento de subsídios aos técnicos de saúde envolvidos no combate à pandemia, de março a agosto de 2020, explicando ainda que o número de técnicos envolvidos aumentou de 312 inicialmente previstos em março para 733 em agosto de 2020.

O Alto Comissariado (AC) informou que para liquidar as dívidas até janeiro de 2021, “já com nova grelha a partir de outubro de 2020”, será necessário um valor adicional de 480 milhões de franco cfa.

“O coletivo de equipas de respostas rápidas à Covid-19, que reinvindica, entre outros, pagamentos de subsídios em atraso, esteve reunido com o coordenador dos recursos humanos do alto comissariado para a Covid-19 a 22 de janeiro, após a receção da sua carta de 15 de janeiro de 2021. O coordenador adjunto do alto comissariado para a Covid-19 também esteve envolvido em negociação com o coletivo relativamente ao pagamento de subsídios em atraso”, lê-se no comunicado.

O AC disse ter reconhecido o “esforço consentido” pelos técnicos da saúde envolvidos na luta contra a Covid-19 e solicita a sua “colaboração e compreensão” no sentido de se continuar o combate contra a pandemia no país.

Magda Robalo lembrou que o governo e os parceiros têm investido no combate à pandemia. Contudo, reconhece que os esforços ainda “são insuficientes”, alertando sobre a necessidade de o cumprimento generalizado das medidas de prevenção serem reforçado para a proteção da saúde pública.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *