BRAIMA LUÍS CASSAMÁ NOMEADO SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DO BOAD

O economista guineense, Braima Luís Soares Cassamá, foi nomeado segundo vice-presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD). A nomeação aconteceu depois da vigésima segunda cimeira dos chefes de Estado da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) realizada esta quinta-feira, 25 de março de 2021, por vídeo conferência.

A informação foi avançada pelo Ministro da Economia e das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, no final dos trabalhos dessa Cimeira presidida pelo Presidente da Costa de Marfim, Alassana Ouattara, que também chega ao fim do seu mandato na organização como presidente. 

Ouattara foi substituído pelo Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, que passará a presidir, interinamente, a Conferência dos chefes dos Estados da UEMOA até maio próximo. Os chefes de Estado, segundo o Ministro das Finanças, decidiram atribuir a Presidência da UEMOA  a partir de maio ao Senegal.

João Alage Mamadu Fadia explicou que na cimeira foram analisados assuntos específicos ligados às energias duráveis, à paz, à segurança nos Estados da UEMOA, à Segurança Alimentar e Nutricional no espaço da organização, bem como sobre financiamentos das economias e o balanço do estado da União em 2020.

Em relação aos mandatos dos Comissários da UEMOA, Fadia avançou que ficou decidido que os países membros devem indicar seus novos Comissários para preencherem os lugares, porque “os mandatos dos comissários deverão  terminar.

Já no capítulo das decisões, os chefes de Estados adotaram os preenchimentos dos órgãos das Instituições Especializadas da UEMOA, nomeadamente: do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), do Banco Oeste Africano do Desenvolvimento (BOAD) e da Agência Monetária Financeira (antigamente,  mercado regional de poupança ou Bolsa de valores). 

A nível do BCEAO, o país nomeado para governar foi novamente a Costa do Marfim, reconduzido assim o seu governador, Tiémoko Meyliet Konsé. O BCEAO tem ainda  dois postos de vice-governadores que deverão ser ocupados por Burkina Faso e pelo Níger.
A Agência Monetária Financeira será presidida por Togo, que substitui o Senegal. 

Quanto ao BOAD, a Presidência foi atribuída  ao Benim, o Mali tem o posto de primeiro Vice-Presidente. Na sequência das novas estratégias de preenchimento de vagas nas agências e nos bancos da UEMOA, os chefes de Estado   criaram  os postos de segundo e terceiro vice-presidentes e a Guiné-Bissau assume a segunda vice-presidência de BOAD.

“Analisamos também as medidas adotadas em relação às economias dos Estados membros, que  foram abaladas pela pandemia de Covid-19”, informou Mamadu Fadia.

O recém-nomeado pela Cimeira dos Chefes de Estado para o Cargo do Segundo Vice-presidente da BOAD, Braima Luís Soares Cassamá, agradeceu a confiança nele depositada pela união e aponta como um dos seus principais desafios “resolver os problemas dos capitais sociais com os quais se deparam os bancos, de forma a ajudá-los na luta contra a pobreza”.

CONHEÇA O PERFIL ACADEMICO E PROFISSIONAL DE SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DO BOAD

Braima Luís Soares Cassamá nasceu no dia 03 julho 1973, em Bissau. Licenciado em economia, em 1997, pela Faculdade da Economia da Universidade de Coimbra. Especializou-se em economia monetária e financeira pela Universidade Técnica de Lisboa, entre 1998 á 2000. 

Desempenhou a função de Conselheiro para área Macroeconomia do Ministro da Integração Regional, em 2000. De junho de 2013 a junho de 2014 foi Secretário de Estado de Tesouro e Assuntos Fiscais e Contas Públicas. 

No BCEAO desempenhou várias funções, dos quais a de Conselheiro do Diretor da Agência principal de Bissau. Foi chefe de diferentes serviços da direção nacional de BCEAO, em Bissau.

Braima Luís é o quadro superior do BCEAO e desde 2017 até à data da sua nomeação era adjunto do Diretor do BCEAO em Dakar, na direção das instituições de créditos e de financiamento das economias. 

PPor: Epifânia Mendonça
Foto: Cortesia da Presidência da República 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa