Inauguração da avenida: PR SISSOCO DESTACA HONESTIDADE E PATRIOTISMO COMO LEGADOS DE KUMBA YALA

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo,defendeu que a melhor forma de homenagear Kumba Yalaé cultivar os valores que ele encarnava: a honestidade e o patriotismo. Embaló desafiou os seguidores do fundador do Partido da Renovação Social (PRS) a serem  honestos. 

O chefe de Estado  falava este domingo, 4 de abril de 2021, na cerimónia  de inauguração da Avenida batizada com o nome do Dr. Kumba Yala, a via que vai da rotunda de Guimetal à  rotunda de Antula, frente ao prédio dos antigos combatentes da liberdade da Pátria.

“É um prazer inaugurar esta avenida que começa aqui na rotunda da Guimetal e que vai até aos prédios dos antigos combatentes, com o nome de Kumba Yala, antigo combatente da democracia guineense. Preciso fazer algo como este que fique para sempre na memória do povo guineense, lembrando sempre ação deste homem honesto e inteligente”, enalteceu.

Questionado para quando a realização da cerimónia da sua investidura nos termos da lei, Embalo respondeu  que já está no posto da presidência, enquanto vencedor das presidenciais na segunda volta. 

“Há pessoas que nunca serão Chefes de Estado no país, talvez presidente do Sporting Clube da Guiné-Bissau”.

Por seu lado, a viúva do Malogrado, Elizabete Yalá,defendeu que atribuir o nome do Kumba Yala a uma avenida na cidade de Bissau é uma homenagem justa, devido a obra deixada enquanto político e Presidente da República.

Recorda-se que Koumba Yala morreu a 4 de abril de 2014. Foi Presidente da República da Guiné-Bissau eleito de 2000 até 2003, quando foi afastado por um golpe militar. 

Kumba Yala foi o líder fundador do Partido da Renovação Social (PRS), criado em 1992 quando deixou de pertencer à Frente Democrática Social, partido onde ocupava o cargo de vice-presidente. Yalá também foi militante do PAIGC, partido único antes de multipartidarismo.

Por: Aguinaldo Ampla

Foto: A.A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa