Visita do PR de São-Tomé: SISSOCO CONVIDA EMPRESAS A INVESTIREM EM AMBOS PAÍSES E EVARISTO ESPERA NOVAS RELAÇÕES

O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, convidou esta quarta-feira, 19 de maio de 2021, as empresas e os potenciais investidores são-tomenses e guineenses a explorarem as oportunidades de negócios nos dois países em todas as áreas do interesse comum. O Presidente são-tomense espera que as  relações entre os dois países conheçam, doravante, novos dias de relacionamento.  

O convite do chefe de Estado guineense foi lançado no primeiro dos quatro dias da visita oficial do Presidente da República de São-Tomé e Príncipe, Evaristo do Espirito Santo Carvalho, à Guiné-Bissau. Trata-se da primeira visita oficial de um chefe de Estado de São Tomé e Príncipe à Guiné-Bissau.

Na declaração conjunta, o chefe de Estado da Guiné-Bissau enfatizou que a visita de Evaristo ao país constitui um marco e um “passo importante” para os dois países voltarem a restabelecer “as históricas relações de amizade, de fraternidade e solidariedade que unem os dois povos”.

O Presidente da Guiné-Bissau  frisou que a visita do chefe de Estado de São Tomé e Príncipe abre uma nova etapa de aproximação que se quer cada vez mais forte para explorar as potencialidades de que os dois países dispõem, no quadro da cooperação bilateral, bem como a nível  dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 “Quero sublinhar que esta visita demonstra amizade, vontade e estima que o Presidente Evaristo Carvalho tem para  Guiné-Bissau. Tenho bons amigos em São-Tomé e pode crer que o Estado guineense que eu represento sempre estará disponível a relacionar-se com a República irmã de São-Tomé e Príncipe ”, assinalou.

EVARISTO CARVALHO FALA EM NOVOS DIAS DE RELAÇÃO ENTRE BISSAU E SÃO TOMÉ

Por sua vez, o Presidente da República de São Tomé e Príncipe espera que com a sua visita as relações entre os dois países conheçam novos dias, sobretudo com assinaturas de acordos de cooperação entre os dois países.

“Estou certo que as nossas relações sairão  mais fortalecidas com ações concretas para estreitarmos relações entre os nossos dois povos, países e Estados”, notou e convidou Umaro Sissoco Embaló a visitar São-Tomé e Príncipe, porque “ nunca um presidente guineense fez uma visita oficial àquele país, salvo no quadro da CPLP”.

O Presidente Evaristo do Espírito Santo Carvalho agradeceu ao povo guineense pelo “caloroso acolhimento”, tanto para si quanto para a sua delegação.   

A declaração conjunta dos dois chefes de Estado foi antecedida de uma receção do Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, pelo chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, com honras militares no Palácio “Cor de Rosa”, um encontro Tête-à-tête entre os dois chefes de Estado e encontros entres as delegações respetivas.

Outro ponto alto que marcou o primeiro dos quatro de dias da visita do Presidente São-tomense tem a ver com a assinatura de três acordos de cooperação em matérias de isenção recíproca de vistos diplomáticos, acordo entre um governo regional de Príncipe e o governo regional de Bolama Bijagós e o acordo diplomático e consular entre São Tomé e Bissau.

Por: Filomeno Sambú/ Aguinaldo Ampa

Imagem: Marcelo Naritchi

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *