Sissão Sadjo, um aluno da 4ª classe e de 13 anos de idade, foi o grande vencedor da ‘’festa do conhecimento’’ realizada pelo Jardim Escola “Sonho Brilhante” da secção de Cutia, setor de Mansoa, região de Oio, no norte da Guiné-Bissau. A iniciativa da direção é da escola e visa, entre outros, elevar o interesse das crianças pelos estudos e pela escola e os pais e encarregados de educação incentivem seus filhos a frequentarem a escola. Por isso, a direção engajou-se na realização desta ‘festa do conhecimento’ que se insere, no âmbito da celebração do primeiro de junho, dia internacional das crianças.
O concurso contou com a participação de alunos de diferentes níveis do primário. As crianças do Jardim e do 1° ano concorreram na récita de poemas. Os alunos de 2° e 3° ano competiram na leitura e na escrita de algumas palavras difíceis no quadro. Os alunos da 4ª classe tiveram a ortografia e a resolução de problemas matemáticos, ambos no quadro.

O evento foi assistido pela comunidade local e familiares dos educandos. Na categoria do jardim e primeiro ano, a vencedora foi uma aluna de jardim, Maira da Silva, que levou como prêmio uma bicicleta e uma mochila com materiais didáticos; Nelson Sonco foi o vencedor do concurso a nível de 2° e 3° anos, recebeu também uma bicicleta e uma mochila com materiais escolares.
O concurso mais esperado e muito aplaudido foi o do alunos do 4° ano, vencido por Sissão Sadjo que recebeu das mãos do administrador interino do setor de Mansoa e do proprietário da escola, uma motorizada e mais uma mochila com materiais didáticos para o próximo ano letivo. Os vencedores das diferentes categorias serão contemplados com bolsas de estudo internas e que incluirão a compra de materiais didáticos durante o ano letivo.
Presidindo à cerimónia, o administrador interino do setor de Mansoa, Djibril Pinto Sambú, disse na sua intervenção que não existe outra forma de combater a pobreza para além do investimento na educação. Sambú agradeceu os professores e as educadoras por aquilo que testemunharam durante a demonstração das crianças.
“Ouvi os discursos do padrinho e do proprietário do Jardim. Enquanto responsável administrativo vamos assumir algumas crianças e apadrinhá-las. É verdade que não podemos assumir todas as crianças desta escola. A partir do próximo ano letivo, vamos assumir alguns com o pagamento das suas propinas e dos seus materiais escolares. Podemos ainda mobilizar algumas pessoas para fazerem o mesmo gesto”, assegurou o administrador.
O delegado regional, João de Deus, apelou, na sua comunicação, à direção da escola e ao seu fundador para integrar as crianças portadoras de necessidades especiais. Acrescentou que a inclusão social é oferecer oportunidades iguais, acesso a bem como bens e serviços a todos.
“Quero deixar um apelo a todos os guineenses em diferentes partes do país, sobretudo nesta zona para seguirem o exemplo de Dr. Malafi Mané, que tirou do seu bolso para investir na educação, através da construção desta escola que agora está a dar frutos. Vimos as crianças a demonstrarem aqui o que aprenderam durante o ano letivo, portanto essas crianças amanhã serão futuros dirigentes deste país”, frisou.
Por sua vez, o proprietário da escola, Malafi Quecuto Mané, agradeceu a sua família pela compreensão de o permitir fazer o investimento na educação para ajudar as crianças da sua aldeia e agradeceu aos professores pelo sofrimento de aceitarem trabalhar nas condições oferecidas pela direção da escola.
O ginecólogo explicou que para além da escola, engajou-se também na construção de um centro de saúde para ajudar a sua comunidade, cujo os trabalhos estão quase no fim.
“Gastamos muito dinheiro para construir o centro e inclusive já compramos aparelhos para abrir o centro, mas infelizmente fui chamado no dia 14 de Abril e me pediram para parar os trabalhos do centro, porque está dentro do perímetro onde vão passar os postos de cabos de interconexão de energia elétrica da barragem de Kaleta. Para já não temos outros recursos para iniciar o trabalho noutro lugar”, lamentou.
Por: Assana Sambú
Foto: A.S
















