Opinião: PCC – UM PARTIDO CENTENÁRIO QUE SERVE O POVO, A CHINA E O MUNDO

No dia 1 de Julho de 2021, o Partido Comunista da China(PCC) celebrará o 100º aniversário da sua fundação. Como Embaixador da China na Guiné-Bissau, gostaria de expressar os agradecimentos mais sinceros aos amigos em todos os setores da sociedade guineense pelas suas felicitações calorosas.

100 anos atrás, a China estava bastante pobre e fraca e o povo chinês andava a sofrer a opressão cruel do imperialismo e feudalismo. A fim de procurar a saída para a pátria e livrar o povo das misérias incalculáveis, inúmeras personalidades chinesas com aspiração nobre travaram lutas indobráveis em ondas sucessivas, no entanto todos os esforços resultaram-se em fracassos. Em Julho de 1921, o PCC, composto por somente mais que 50militantes naquela altura, foi formalmente fundado. Desde então, o povo chinês passou a ter seu navegador eminente e espinha dorsal forte nesta luta árdua para salvar o país.

Após 28 anos da luta banhada em sangue, o PCC uniu e liderou o povo chinês a derrubar as três montanhas do imperialismo, feudalismo e capitalismo burocrático e fundar a República Popular da China no dia 1 de Outubro de 1949. Em 1978, o PCC fez uma decisão histórica de aplicar as políticas de reforma e abertura e tem liderado, nos últimos mais de 40 anos, centenas de milhões de chineses a criar três grandes milagres na história humana, nomeadamente o crescimento económico contínuo e estável dum país de grandetamanho, a erradicação da pobreza da maior população a nível mundial, e o desenvolvimento cheio de vitalidades da China, um país socialista com suas próprias características.

Atualmente, o número dos militantes do PCC ultrapassa 91,9 milhões e osocialismo com características chinesas entra numa  nova época. Lutando e avançando nos 100 anos da exploração, o PCC tem alcançado realizações de renome mundial e entregado uma excelente folha de resposta histórica.

É por causa de persistir sempre no propósito fundamental de servir o povo de todo o coração que o PCC tem realizado grandes conquistas. Desde o dia do nascimento, o PCC tem considerado como os seus objectivos de longo prazo a colocação do povo na posição do dono do país e o desenvolvimento da democracia popular, representando sempre os interesses fundamentais da esmagadora maioria do povo chinês. 

Como indica o Sr. Xi Jinping, Secretário-Geral do Comitê Central do PCC, o povo é a maior força da governança do nosso Partido, a base sólida da nossa República, e o alicerce fundamental para fortalecer o Partido e prosperar o País. É precisamente a persistência no princípio de pôr o povo no primeiro lugar que tem levado o PCC a unir e liderar todos os grupos étnicos da China a conquistar resultados estratégicos significativos na luta contra a pandemia do Covid-19, e ajudar 98,99 milhões de habitantes rurais chineses a sairem da pobreza com 8 anos de esforços. O PCC sempre considera o sentimento do povo como a maior força política e persiste no pensamento de desenvolvimento centrado no povo, lutando constantemente pelo bem-estar do povo e arraigando firmemente no povo. Por causa disso, o índice de aprovação do governo chinês tem ficado por anos consecutivos no primeiro lugar do ranking mundial nas sondagens internacionais, o que prova plenamente os laços inseperáveis entre o PCC e o povo chinês.

É por causa de encontrar o caminho correto da revolução, desenvolvimento e reforma da China com a persistência na busca da verdade nos factos que o PCC tem realizado grandes conquistas. A persistência na busca da verdade nos factos significa persistir em analisar e resolver questões sempre baseando na realidade. Nas diferentes etapashistóricas, o PCC tem determinado o seu pensamento de governança conforme a situação real na altura. Ao mesmo tempo, o PCC tem aprendido ativamente das conquistas da civilização da sociedade humana e as adoptado de acordo com a realidade chinesa, mas nunca copia rigidamente o modelo de desenvolvimento do qualquer outro país. É precisamente a persistência na busca da verdade nos factos que tem levado a China a abrir criativamente um caminho de socialismo com características chinesas, ligar o desenvolvimento geraldo país à prosperidade comum do povo, e entrar na via expressa dedesenvolvimento completo nas áreas económica, social, tecnológica, etc. Por consequência, a China torna-se a segunda maior potência económica do mundo, cujo PIB ultrapassa 100 trilhões de RMB e PIB per capita é mais que 10.000 de USD nos últimos dois anos.

É por causa de sempre ter o mundo no coração e defender o conceito de manutenção da paz e desenvolvimento do mundo que o PCC tem realizado grandes conquistas. No início da fundação da República Popular da China, tudo precisava de ser revitalizado. Enquanto estava a realizar a construção doméstica, o PCC apoiou ativamente a luta justa pela independência nacional e libertação do povo dos países na Ásia, África e América Latina, incluindo a Guiné-Bissau. Nas décadas de 1960 e 1970, não obstante a grave escassez de suprimentos domésticos, a China forneceu aos países em desenvolvimento assistências económicas e técnicas, incluindo a construção da Ferrovia Tanzânia-Zâmbia. A fim de defender os interesses comuns dos países em desenvolvimento, a China, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, tem feito bastantes sugestões construtivas, incluindo o lançamento da Iniciativa de Parceria para o Desenvolvimento da África com os países africanos em Maio do ano corrente. Com destino a salvaguardar a paz mundial, a China participou em 25 operações de manutenção da paz da ONU e enviou em total mais que 40.000 oficiais e soldados, o maior número entre os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. 

Diante da pandemia do Covid-19, a China tem lançado uma ação humanitária global em grande escala, providenciando mais que 280 bilhões de máscaras a todo o mundo e assistência de vacinas a mais que 80 países e 3 organizações internacionais, exportando vacinas a mais que 50 países, e apoiando a isenção de direitos de propriedade intelectual das vacinas. Tudo isso interpreta vividamente que o PCC é um partido com o mundo no coração e tem cumprido a promessa solene na sua própria constituição, que é repudiar o hegemonismo e a política de poder, salvaguardar a paz mundial, impulsionar o progresso humano, promover construção duma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e dum mundo harmonioso com paz duradoura e prosperidade comum.

Hoje em dia, o PCC, que se apoiafirmemente à força popular, está a liderar o povo chinês a lutar incessantemente para construir um país modernizado socialista que é próspero, democrático, civilizado, harmonioso e belo, e materializar o sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa. Sob a liderança do PCC, a China continuará a participar ativamente na reforma e aperfeiçoamento do sistema de governança global, construir de mãos dadas com todos os outros países uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, e contribuir com sabedoria e força para criar em conjunto um futuro brilhante do desenvolvimento humano.

Por: Guo Ce,

Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *