NSIA ATRIBUI BOLSA DE ESTUDOS A UMA INVISUAL DA BENGALA BRANCA NA ULG

O grupo NSIA atribuiu uma bolsa de estudos a uma menina invisual da Escola Bengala Branca (ACRICE) na Universidade Lusófona da Guiné (ULG).

A iniciativa foi tornada pública pela organização no sábado, 04 de setembro de 2021, depois de o departamento de Ação Social da Fundação do Grupo NSIA ter entregue  6 toneladas de arroz, meia tonelada de açucar, 750 litros de óleo alimentar, leite, sabão, entre outros produtos higiénicos à Bengala Branca.

O  apoio inclui também detergente em pó e a  eletrificação da escola,  orçada em 5 milhões e 150 mil francos  CFA.

O ato da entrega aconteceu na Escola “Bengala Branca”, em Bissaquel, região de Biombo, setor de Safim, e foi testemunhado pelas crianças com deficiência visual, um  representante do governo, professores e dirigentes da Fundação do Grupo NSIA.

No ato, o Diretor Geral da Solidariedade Social, Lúcio Balincante, enfatizou que é importante a contribuição, o envolvimento e a participação de todas as instituições, em particular, das empresas públicas e privadas, em função da natureza e da vocação de cada uma.

Por seu lado, o Administrador da NSIA Guiné-Bissau, Lourenço da Silva, informou que o gesto da NSIA é no sentido pensar e   aliviar o sofrimento das pessoas que apostam no seu serviço.

Em reação,  o presidente da Associação Guineense de Reabilitação e da Integração dos Cegos (AGRICE), Pedro Cabral, pediu ao executivo guineense para apoiar essa organização com uma viatura para  transporte das crianças, agradecendo  à Fundação do Grupo NSIA pelo gesto da solidariedade.

 A Escola “Bengala Branca”  é gerida pela Associação Guineense de Reabilitação e Integração dos Cegos (AGRICE) e sustenta 120 deficientes visuais.

Dados recolhidos indicam que, atualmente, a   AGRICE tem 3 lares de acolhimento,   em Bissau, Bissaquel e Gabú. Neste momento tem 120 pessoas com deficiência  visual, das quais cuida e apoia, nomeadamente,  em alimentação, saúde, educação e vestuário.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.