SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR ADIADA PARA AMANHÃ

A sessão extraordinária da Assembleia Nacional Popular (ANP) foi adiada para amanhã, 29. A sessão, que deveria ter lugar esta terça-feira, 28 de dezembro de 2021, foi adiada a pedido do gabinete do primeiro-ministro Nuno Gomes Nabian.

O gabinete terá sustentado o pedido de adiamento com a ausência do ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, que se encontra em missão de serviço no estrangeiro. O executivo pretende que Fadia participe na sessão de discussão mais ampla para a votação global e final do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano económico 2022 e o Plano Nacional do Desenvolvimento (PND).

Após uma reunião de concertação, Cipriano Cassamá, disse que foi feita uma “análise profunda” para tomar uma decisão sobre a matéria, acrescentando que os deputados decidiram adiar a sessão, tendo em consideração a relação de interdependência dos quatro órgãos da soberania.

Cassamá explicou que na carta foi justificado a ausência do ministro das Finanças que se encontra ausente do país, tendo revelado que na reunião, antes da convocação da sessão, foram abordados também assuntos ligados à Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços e às reivindicações das organizações sindicais.

 “Por instruções do primeiro-ministro, vimos pela presente solicitar o adiamento da discussão do OGE, em especialidade, considerando a ausência do ministro das Finanças”, lê-se na correspondência de caráter de urgência apresentada por Cipriano Cassamá.

No início da sessão protelada, os deputados observaram um minuto de silêncio em memória do falecido ex-ministro da Justiça e antigo deputado da nação, Iaia Djaló. 

Por: Djamila da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *