Figura da semana: ATLETA ZICKY TÉ ELEITO MELHOR JOGADOR JOVEM DE FUTSAL DO MUNDO

[SEMANA 04_2022] O jogador da origem guineense, Zicky Té, que joga no Sporting Clube de Portugal, foi eleito melhor jogador jovem do mundo de Futsal 2021 na semana passada pela FutsalPlanet, entidade que gere a modalidade  mundial. Té, que foi um dos jogadores importantes na conquista das Ligas Campeões Europeu de Futsal na época passada, alcançou 353 pontos, levando o prémio para casa.

Em 2021, o pivô do clube português conquistou a Liga dos Campeões de Futsal e o Campeonato do Mundo pela Seleção Portuguesa da modalidade. Após a Liga dos Campeões no mês de maio de 2021, numa votação promovida pela UEFA, na rede social Twitter, o jovem luso-guineense foi considerado o melhor jogador da fase final da competição, tornando-se o primeiro jovem a marcar um golo numa final, após marcar o primeiro golo dos leões diante do Barcelona.

BIOGRAFIA

Izaquiel Gomes Té, conhecido por Zicky Té, nasceu em Bissau. Foi para Portugal aos seis anos de idade por força da família e cresceu a jogar no apelidado ringue Bafatá, em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, onde vive.

O pivô cedo começou a jogar futsal. Foi no GROB – Grupo Recreativo Olival Basto em 2011/2012. Mudou-se ainda nessa época para o PSAAC – Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube, onde esteve até o Sporting resgatá-lo, em 2014. Dali para cá, foi sempre a subir. Em 2018, estreou-se nos seniores com 17 anos de idade, a mesma idade com que se tornou o mais jovem a marcar um golo na Liga. Hoje, é opção clara para Nuno Dias: 36 jogos e 14 golos em 2020/2021.

Primeira época como sénior absoluto no Sporting. Uma Taça da Liga com dois golos marcados na final. Estreia na seleção A de Portugal. Faz parte do lote de recentes campeões do Mundo por Portugal, naquele que foi o culminar de uma época de sonho.

Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *