MOHAMMED VI LANÇA CONSTRUÇÃO DE NOVO HOSPITAL EM RABAT COM MAIS DE MIL CAMAS

O rei do Marrocos, Mohammed VI, presidiu na quinta-feira, 05 de maio de 2022, o lançamento da obra para a construção do novo hospital “Ibn Sina” em Rabat, com uma capacidade de mais de mil camas para reforçar o sistema sanitário do reino.

De acordo com uma nota, o hospital terá uma torre de internamento (R+ 33 pisos, com 2 pisos inferiores), um centro técnico-médico de cinco pisos (com três pisos inferiores), uma torre de 11 pisos (com três pisos inferiores), dedicada à Liga Nacional de Combate às Doenças Cardiovasculares, Centros de Conferências, Treinamento e de Internato.

A parte nordeste do terreno, que albergará um museu de medicina e outros anexos.

O governo marroquino mobilizou um fundo de mais de 6 bilhões de dirhams (cerca de 568,5 milhões de euros) para a construção do novo hospital. O projeto futurista engajado pelo Rei Mohammed VI, de forte impacto social, faz parte de uma visão global de fortalecimento da estrutura sanitária do Reino.

“É testemunha de interesse especial que o Soberano dá ao setor da saúde, nomeadamente através do desenvolvimento de infraestruturas hospitalares, do reforço dos serviços básicos de saúde e da sua aproximação aos cidadãos”, pode ler-se na nota.

A realização da obra, adianta o documento, realça o papel central que o rei Mohammed VI atribui à formação de recursos humanos neste setor vital, e a sua determinação em proporcionar-lhes uma formação de qualidade, adaptada aos desenvolvimentos científico e tecnológico em termos de tratamento, prevenção, gestão e governança em saúde, de acordo com os padrões internacionais.

O futuro hospital permitirá assegurar maior complementaridade no mapa sanitário ao nível da Região de Rabat-Salé-Kénitra, como também “restitui ao hospital “Ibn Sina”, construído em 1954, o lugar histórico que ocupou como centro de reprodução, terreno para as competências e uma estrutura para a investigação médica”.

“Uma estrutura assistencial de nova geração, o novo hospital, que será construído em terreno com uma superfície total de 11,4 hectares, pretende ser moderno ao nível da sua arquitetura, da qualidade dos cuidados prestados e da integração de novas tecnologias avançadas”.

Com uma área coberta de mais de 190.000 m2, o futuro hospital incluirá um centro hospitalar, unidades de cuidados intensivos, hospitais de dia, ambulatórios, unidades de exploração, emergência e acompanhamento e reabilitação, unidades de reanimação, unidade de queimados graves, um serviço de doenças respiratórias graves, um centro de hemodiálise e plataformas técnicas.

Terá uma capacidade para 1044 camas, dos quais 148 serão disponibilizados à reanimação e às unidades de terapia intensiva.

O hospital com “padrões de alta tecnologia e arquitetura única e inovadora” terá ainda um heliponto, um parque com capacidade para 1.300 lugares de estacionamento e espaços verdes para promover a recuperação e relaxamento dos doentes. Incorporará em seu projeto as melhores práticas de eco-construção, bem como tecnologias de nova geração (filtros solares, painéis fotovoltaicos, ventilação natural, recuperação de águas pluviais e seu uso na rega dos espaços verdes do hospital), permitindo melhor eficiência energética, em linha com os compromissos de Marrocos com o desenvolvimento sustentável.

A obra será realizada em 48 meses e vai consolidar a oferta de cuidados na Região de Rabat-Salé-Kénitra, que atualmente conta com 10 hospitais universitários e 12 hospitais provinciais, com uma capacidade global de 4.433 camas (173 cuidados, incluindo 126 no Centro Hospitalar Universitário Ibn Sina). Esta capacidade deverá ascender a 5.049 camas no final de 2022, com a entrada em serviço de 7 projetos hospitalares em fase de conclusão.

Este complexo hospitalar futurista de padrões internacionais será assim somado aos múltiplos projetos de desenvolvimento lançados pelo Rei Mohammed VI, em Rabat, a cidade da luz, capital marroquina da cultura, e visa reforçar a sua influência e a sua atratividade internacionalmente.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *