SISSOCO ANUNCIA REALIZAÇÃO DA CIMEIRA SOBRE CORRUPÇÃO E SEGURANÇA SUB-REGIONAL

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou a realização da cimeira sobre a corrupção e segurança sub-regional, embora não tenha indicado a data, falou na possibilidade de a França e Portugal serem convidados.

O chefe de Estado falava esta quinta-feira, 28 de julho de 2022, no Palácio da República, ao lado do seu homólogo francês, realçando que a presença de Macron na Guiné-Bissau testemunha o “grande interesse” que demonstra para o nosso continente, particularmente para a África Ocidental, 

“A Guiné-Bissau e o bloco regional  contam muito com o apoio da França. Portanto, esta visita simboliza ainda o afeto que Vossa Excelência demonstra para a África e para o nosso país”, sublinhou, anunciando o relançamento de cooperação entre os dois países em todos os domínios, sobretudo no domínio da segurança.

“Hoje estamos confrontados com a situação do terrorismo que está a ser sentido na zona do Sahel. É toda a África que é confrontada com este flagelo”, salientou.

Úmaro Sissoco Embaló disse estar feliz com a vinda do seu homólogo ao país e considera-a “um marco histórico na diplomacia guineense”, sendo que é a primeira vez que um presidente francês visita a Guiné-Bissau.

“Essa visita abre caminhos para os dois países reativarem a cooperação em vários domínios, sobretudo na educação, segurança, entre outros. E a França já anunciou que nomeará um adido militar para a Guiné-Bissau”, afirmou.

Por: Filomeno Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *