FALTA DE HIGIENIZAÇÃO AUMENTA PROBLEMAS DENTÁRIOS NOS PAÍS 

Mais de quarenta pacientes procuram todos os dias os serviços da Clínica dentária “São João” do Bairro do Quelelé, periferias da capital Bissau, para tratamento de diferentes problemas dentários que, de acordo com os especialista e pacientes, têm a ver com a falta da higienização, adiantando que os problemas dentários estão a constituir uma preocupação e uma ameaça a saúde pública.

“A falta da higienização adequada e de consultas trimestrais para análise completa é o principal fator do aumento de problemas dentários na Guiné-Bissau. Esses problemas estão a aumentar a cada dia no país”, disse a especialista dentária, Margarete Rodrigues Yalá.

Em entrevista ao nosso semanário, Margarete Rodrigues Yalá disse estar preocupada com o aumento drástico de casos de problemas ligados à saúde dentária na Guiné-Bissau, informando que o fato se deve à falta de higienização frequente dos dentes, após cada refeição ou antes de termos comido algum alimento, principalmente à noite, antes de dormirmos.

“As pessoas nã0 têm o hábito de fazer higiene bucal de forma regular, sempre que comem alguma coisa, principalmente à noite quando vão para a cama. Os restos de comida que ficam nos dentes acabam por criar bactérias que lhes provocam problemas de cárie que mais tarde acabam por afeitar as placas dentárias”, disse Margarida.

A dentista salientou ainda que a forma mais salutar para evitar eventuais problemas dentários baseia-se em ter consultas trimestrais para controlar e saber em que estado se encontram as placas e as cáries dentárias, evitando recorrer a métodos não aconselháveis que acabam por prejudicar os nossos dentes, resultando, em certas ocasiões, em complicações.

“As pessoas devem priorizar as consultas regulares recomendadas trimestralmente e o uso de escovas adequadas para escovar os dentes e consultar um especialista sobre a matéria e só assim estamos em condições de prevenirmo-nos de riscos de termos problemas dentários” recomendou Rodrigues.

Segundo Margarete, a maioria das pessoas que procuraram aquele serviço dentário sai um pouco por toda parte das regiões, com destaque para a zona leste concretamente Bafatá, Gabú e, no norte, sobretudo na região de Cacheu.

Lembrou que qualquer tipo de patologia deve merecer a preocupação de toda a sociedade. 

“Se olhamos para o número de pessoas que procuram o nosso serviço dará para perceber o impacto que a clínica teve a nível nacional, na questão de tratamento e higienização de dentes, tudo devido à qualidade de atendimento, materiais disponíveis e ao preço que cobramos: cinco mil fcfa para chumbar ou para a lavagem dos dentes”, disse a técnica.

Entretanto, na opinião de alguns pacientes, Fidel Mussa Fafena Gomes, afirmou que recorreu àquela clínica pela primeira vez para chumbar o seu dente por entender que a mesma oferece qualidades em termos de recursos humanos e equipamentos para problemas dentários, aliado a isso, cobra um preço acessível.

Outra paciente, Tute Djata, desaconselha o uso de remédios não recomendáveis para tratamento de dentes, por estes constituírem o perigo para os doentes.

Por: Francisco Gomes

Foto: F.G

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *