O Campeonato Nacional de futebol da segunda divisão da Guiné-Bissau dividido em duas séries (A e B), arrancou no último fim-de-semana com as vitórias das equipas de casa, com destaque para o jogo grande entre o FC Cupelum e Estrela Negra de Bissau ‘FARP’, da série A.
No jogo da primeira jornada disputado no Estádio Lino Correia em Bissau, FC Cupelum recebeu e goleou o Estrela Negra de Bissau por 5 a 2. A equipa, que na época passada desceu de divisão, parece estar determinada a regressar ao convívio dos grandes na primeira divisão.
A equipa liderada por Abdu Mané foi superior à equipa militar e conquistou os primeiros três pontos, assumindo assim a liderança da série A, embora esteja a partilhar a liderança com mais 4 equipas.
Nos restantes jogos da mesma série, Cacheu recebeu a visita da Ajuda Sport Clube e venceu por 1 a 0, conquistando três pontos numa partida que decorreu no norte do país.
Em Bissau, Quelelé conquistou três pontos no jogo da primeira jornada. A equipa defrontou o FC Cumura e venceu-a por 3 a 0.
Os Bijagós FC deslocaram-se até ao norte do país, concretamente na cidade de Ingoré, e foram derrotados por 2 a 0 pela equipa local.
Segundo a imprensa local, foi uma partida de futebol equilibrada, mas a Academia de Ingoré esteve melhor no capítulo de finalização e conseguiu marcar dois golos.
O Nuno Tristão FC Bula, que está a trabalhar para regressar à primeira divisão de futebol, derrotou oOndame por 1 a 0, num encontro muito disputado no seu recinto. Com o triunfo, Bula soma três pontos na tabela classificativa da prova.
Já na série B, FC Safim, uma das equipas dos arredores de Bissau, recebeu e venceu o Fulacunda FC por 2 a 0. Com este triunfo, Safim tem três pontos na tabela classificativa, partilhando a liderança com várias equipas da mesma série.
No Oio, o Arados de Nhacra, que na época passada não conseguiram a permanência no Campeonato Nacional da primeira divisão ‘Guines-Liga’, derrotou a equipa de Hafiade Bafatá por 1 a 0. Já no leste do país, o Pitche, que estava em risco de não participar no Campeonato Nacional na sequência dos incidentes da época passada no seu recinto, conseguiu um triunfo nesta jornada.
O Pitche derrotou o Bambadinca por 1 a 0, conquistando três pontos na primeira jornada da prova que arrancou no último fim de semana.
No sul da Guiné-Bissau, FC Quinará foi derrotado em casa pela formação de Cantanhez por 2 a 0. Em Farim, a equipa local recebeu a visita do Mansabá e as duas equipas empataram a uma bola.
As equipas de Fidjus di Bideras e a Estrela Negra de Bolama ficaram de folga nos respetivos grupos.
Em declarações aos jornalistas, sobre o início do campeonato, o presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol, Dembo Sissé, garantiu que os campeonatos da primeira e segunda divisão nacional serão mais competitivos em relação ao ano passado.
Por: Alison Cabral



















