
A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) reforçou hoje a liderança no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga”, colocando-se 4 pontos à frente dos seus seguidores diretos, ao vencer por 3 a 1 o FC Cuntum.
Em partida da sexta jornada, que foi interrompida no último sábado devido ao corte da energia elétrica no Estádio Lino Correia em Bissau, a UDIB esteve melhor perante uma equipa que vive momentos de instabilidade na sua estrutura técnica e acabou por vencer a partida, aumentando a distância na liderança.
Os golos da UDIB foram apontados por intermédio de Bacari Sissé, Edi Pedro Lopes e Braima Mané Banora. O único golo de Cuntum foi apontado por Keku, aos 90 minutos da partida.
Além dos três pontos conquistados esta terça-feira no jogo que encerrou a jornada da Guines-Liga, os rapazes da avenida beneficiaram ainda da perda de pontos dos dois principais candidatos ao título: o atual campeão nacional, Sport Bissau e Benfica, e o Sporting Clube da Guiné-Bissau.
As Águias de Bissau deslocaram-se nesta sexta jornada até à cidade de Bissorã e empataram a uma bola com a equipa local, enquanto a equipa leonina foi derrotada no Lino Correia pelo FC Pelundo por 1 a 0, acabando com a invencibilidade da equipa liderada por Pedro Dias.
Desde o início da época desportiva 2022-2023 que a UDIB tem demonstrado enorme motivação na luta pela conquista das competições internas, nomeadamente a Guines-Liga e a Taça da Guiné. A equipa tem novos órgãos sociais e a uma equipa técnica nova liderada por Bentem Culubali, que permitiu que se contratasse jogadores nas equipas adversárias.
Nos seis jogos da Guines-Liga, a competição organizada pela Liga Guineense de Clubes de Futebol, a UDIB venceu 5 jogos, empatou um. O Benfica e a UDIB são as duas equipas ainda invictas na competição.
A UDIB soma 16 pontos na tabela classificativa, assumindo a liderança isolada da competição, enquanto o FC Cuntum mantém os 7. A equipa é seguida pelos Portos de Bissau com 13 pontos e o Benfica com 12. Os Estivadores viajaram até Bafatá e derrotaram a equipa local por 4 a 1.
A equipa do Leste, continua com enormes dificuldades para vencer. Nos últimos tempos, a equipa tem vivido problemas internos que procura ultrapassar.
Além do Sporting de Bafatá, várias equipas continuam em crise de vitórias e estão a afundar-se cada vez mais na tabela classificativa da Guines-Liga. Equipas como São Domingos, Massaf de Cacine e FC Sonaco estão todos na zona critica da tabela classificativa.
Nas primeiras três jornadas da Guines-Liga, as equipas como o Flamengo de Pefine e o FC Pelundo conseguiram importantes vitórias e subiram na tabela classificativa. O Desportivo de Gabú regressou às vitórias esta sexta jornada que lhe permitiu somar 7 pontos.
Os comentadores desportivos dizem que o campeonato nacional está equilibrado devido à qualidade e à intensidade da competitividade entre as equipas.
Resultados dos jogos já realizados nesta jornada:
Sporting 0 – 1 Pelundo
Binar 0-1 Pefine
Gabu 2-1 Mansoa
Bissorã 1-1 Benfica
Bafatá 1-4 Portos
São Domingos 0-1 Sonaco
Canchungo 2-1 Cacine
Cuntum 1 – 3 UDIB
Classificação da Guines-Liga:
1 – UDIB com 16 pontos,
2 – Portos de Bissau com 13 pontos,
3 – Benfica com 12 pontos,
4 – Pelundo com 11 pontos,
5 – Pefine com 10 pontos,
6 – Sporting CGB com 9 pontos,
7 – Canchungo com 9 pontos,
8 – Cuntum com 7 pontos,
9 – Binar com 7 pontos,
10 – Gabú com 7 pontos,
11 – Bissorã com 7 pontos,
12 – Sonaco com 6 pontos,
13 – Mansoa com 6 pontos,
14 – São Domingos com 4 pontos,
15 – Cacine com 4 pontos,
16 – Bafatá com 3 pontos.
Por: Alison Cabral