A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) aumentou para seis pontos a vantagem sobre o segundo classificado do campeonato nacional de futebol “Guines-Liga”, o Sport Bissau e Benfica, ao vencer o FC Sonaco por 4 – 1, beneficiando também da derrota das Águias de Bissau frente ao FC Pelundo por uma bola a zero, em jogo da 13.ª jornada da prova.
Em partida realizada no Estádio Lino Correia, em Bissau, no sábado, a UDIB, orientada por Bentem Culubali, foi mais forte no capítulo de finalização e acabou por vencer a partida frente à formação do leste da Guiné-Bissau.
Os rapazes da avenida que disputam a liderança da Guines-Liga ‘mano a mano’ com o Benfica desde o início da competição, abriram o marcador frente ao Sonaco aos 3 minutos da partida, graças ao golo de Jorginho. Após o golo madrugador, a formação de Sonaco cresceu bastante equilibrando o jogo em busca de igualdade, mas sem secesso.
Volvidos 15 minutos, a UDIB fez o seu segundo golo por intermédio do jovem José Có, abrindo o caminho para goleada frente a equipa de Sonaco, que na época passada foi uma das equipas de sensações do campeonato nacional.
Na segunda parte, a formaçao de Sonaco entrou com outra postura criando enormes dificuldades ao seu adversário. Aos 49 minutos, a formação de leste reduziu para 2 a 1, graças ao golo de Caramo Sambú, aproveitando o erro dos jogadores da UDIB.
Ao reduzir a vantagem, a equipa de Sonaco assumiu o controlo do jogo, mas foi o adversário quem voltou a marcar, aumentando 3 a 1, por intermédio de Jorge Cassamá, aos 65 minutos
Aos 85 minutos, a UDIB fez o seu quarto e ultimo golo por Domingos Sami.
A UDIB mantém-se na liderança com 31 pontos na Guines-Liga, enquanto a formação do Sonaco mantém com 16. A UDIB alargou assim a vantagem de 6 pontos sobre o Benfica, que perdeu nesta jornada.
A formação encarnada, campeão em titulo, deslocou-se à cidade de Pelundo e foi derrotada pela equipa local por 1 a 0. O Benfica, que continua a ter dificuldades em vencer no interior do país, soma assim duas derrotas consecutivas na Guines-Liga.
Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida equilibrada entre as duas equipas, mas a formação do FC Pelundo saiu mais feliz no capîtulo da finalização e conseguiu fazer o único golo da partida, por intermédio de Abubacar, na sequência de marcaçao de livre. A formaçao nortenha conseguiu somar duas vitôrias consecutivas na Guines-Liga e soma agora 21 pontos e o Benfica mantém-se com 25.
Em Bafatá, a segunda capital do país, a formação local somou no último sábado décimo terceiro jogo consecutivo sem vencer na Guines-Liga. A equipa do Sporting Clube de Bafatá recebeu e perdeu por duas bolas a uma frente ao Binar FC.
O Clube de Bafatá que conta com uma nova direção e a uma equipa técnica nova liderada por Seco Mané continua afundar-se.
A formação de Binar regressa às vitorias depois das duas derrotas consecutivas na prova e soma agora 16 pontos, enquanto a formação de Bafatá continua com 5.
Em Gabú, a formação local assumiu terceiro posto da tabela classificativa neste jornada da Guines-Liga, ao derrotar a formação de Massaf de Cacine por 2 a 0, no cumprimento da décima terceira jornada do campeonato nacional da primeira divisão de futebol.
A formação que regressou à Guines-Liga na última época desportiva não perde há 8 jornadas da prova, o que lhe permitiu subir na tabela, ultrapassando vários adversários como o Sporting Clube da Guiné-Bissau, o FC Canchungo e os Portos de Bissau.
Segundo relatos da imprensa local, os golos de Gabú foram apontados por intermédio de Cacine Alassana Diallo, que marcou na sua própria baliza e Baba Sambú. Com esta vitória, o Gabú soma 22 pontos, enquanto o Massaf Sport Club de Cacine continua com 9 .
Na região de Cacheu, a equipa do FC Canchungo regressou aos triunfos após a vitôria frente ao Atlético Clube de Bissorã. Os lobos de Canchungo derrotaram o adversário por 3 a 0, alcançando assim uma importante vitôria na luta pelos lugares cimeiros da tabela.
Canchungo foi superior ao Atlético Clube de Bissorã e conseguiu fazer três golos durante a partida. Os golos de Canchungo foram apontados por Baguerra, que bisou e Samora. O FC Canchungo tem agora 20 pontos, enquanto o Bissorã mantém-se nas zonas de despromoção com 12 pontos.
O Flamengo de Pefine, considerado equipa sensação da presente época desportiva, arrancou um empate na região de Oio no último sábado frente aos Balantas de Mansoa por zero bola, no campo Corca So.
A equipa de Pefine, que venceu Benfica na jornada anterior, entrou motivada na partida. Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida bastante equilibrada, mas sem golos para ambas as formações e a partida terminou em 0 a 0.
Com este resultado, o Flamengo de Pefine tem agora 19 pontos, enquanto os Balantas de Mansoa fazem 14 pontos, estando na zona crîtica da tabela.
Em Bissau, os Portos de Bissau não aproveitaram a derrota do Benfica para aproximar-se do campeão em tîtulo nesta jornada. Os Estivadores de Bissau, que perderam na jornada anterior na sua deslocação ao reduto de Sonaco, empataram ontem, domingo, frente ao FC Cuntum por 2 a 2.
A formação dos Portos de Bissau entrou melhor na partida fazendo dois golos por intermédio de Elvis da Silva e Bubacar Baldé. A equipa de Cuntum conseguiu reduzir por 2 a 1 aos 45+2 minutos da primeira parte e volvidos 2 minutos Cuntum igualou a partida, graças ao golo de Abulai Fati.
Com este empate, os Portos de Bissau estão no quarto posto da tabela classificativa com 21 pontos, enquanto FC Cuntum está no sexto lugar com 20 .
A 13.ª jornada da Guines-Liga termina esta segunda-feira com a partida entre os Tigres de São Domingos e o Sporting Clube da Guiné-Bissau. A equipa leonina, vice-campeão nacional, não vence há 5 jogos.
Resultados dos jogos já realizadas da 13.ª jornada da prova 2022-2023
Pelundo 1 – Benfica 0
Portos de Bissau 2 – Cuntum 2
UDIB 4 – Sonaco 1
Mansoa 0 – Pefine 0
Gabú 2 – Cacine 0
Bafatá 1 – Binar 2
Canchungo 3 – Bissorá 0
Por: Alison Cabral



















