O líder do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), Botché Candé, exortou esta quarta-feira, 07 de junho de 2023, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a deixar o partido vencedor das eleições legislativas formar o seu governo, respeitando a vontade do povo.
“Espero que o Presidente aceite o nosso pedido como da outra vez, quando pedimos que deixasse todos os partidos concorrerem às legislativas, para que o povo os julgue nas urnas”, admitiu .
Aos jornalistas, o presidente do Partidos dos Trabalhadores da Guiné questionou se cairia bem a qualquer partido que vencesse o escrutínio e fosse roubado.
Revelou que seu partido registrou algumas irregularidades em algumas mesas de assembleia de voto, mas decidiu cumprir os princípios da legalidade, respeitar a lei eleitoral e manifestar as suas preocupações junto das entidades competentes, não levando-as ao público, à semelhança de vários partidos políticos que já avançam, inclusive, com resultados eleitorais.
Botché Candé pediu aos partidos políticos a absterem-se de publicar os resultados e deixar que o órgão competente, a Comissão Nacional das Eleições (CNE), o faça dentro dos limites legais, porque “o povo precisa viver em paz. Os guineenses merecem. Temos de respeitar os resultados e deixar o partido vencedor formar o seu governo”, insistiu.
A Comissão Nacional das Eleições marcou para amanhã, 08 de junho, a divulgação provisória dos resultados das legislativas de 4 de junho.
Por: Epifânia Mendonça



















