COOPERATIVA SÃO JOSÉ PERSPETIVA CRIAR INSTITUTO POLITÉCNICO PARA A FORMAÇĀO DOS PROFESSORES

O Diretor Executivo da Cooperativa Escolar São José, Raúl Daniel da Silva, anunciou esta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, que a direção perspetiva criar um Instituto Politécnico de Formação de professores do Ensino Básico e Educadores de Infância no bairro de Cuntum, em Bissau.

A cooperativa decidiu lançar esse desafio, por ser protagonista do desenvolvimento e formação do indivíduo, capaz de atuar num mundo em constante transformação.

Raúl Daniel da Silva falava na cerimónia de encerramento do seminário dos professores da escola sobre organização técnica e pedagógica para o ano letivo 2023/2024, que decorreu durante duas semanas, nas instalações do Liceu São José de Jericó, em Bissau.

Raul Daniel da Silva destacou como das apostas do futuro instituto,   a qualificação de futuros professores e demais profissionais da educação, a universalização do acesso às novas tecnologias e o uso de conteúdos pedagógicos de tecnologias digitais.

“O objetivo do seminário é elevar os níveis de aprendizagens, a inovação curricular, a introdução das novas tecnologias pedagógicas e administrativas, como também garantir o pleno exercício do direito à educação, em articulação e colaboração com os parceiros, bem como ajudar a sociedade a desenvolver, a valorizar e a incentivar o amor e a confiança mútua na Cooperativa Escolar”, afirmou.

Por seu lado, o diretor Geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE), Jorge Sanca, enfatizou que o professor continua a ser um elemento importante no processo de ensino e de aprendizagem, que tem apenas a função de orientar o aluno na construção do conhecimento que é saber fazer e ser, mas também dar sentido às aprendizagens e à aquisição que o aluno faz na escola.

Acrescentou que o professor tem a função de ajudar o aluno a desenvolver as competências chaves para realizar as suas aprendizagens futuras com sucesso e poder inserir-se da melhor forma na vida ativa.

Durante duas semanas, foram abordados, entre outros temas, a avaliação e reflexão sobre a situação interna da Cooperativa Escolar São José, a análise sobre os diferentes tipos de metodologias do ensino e avaliação, a reforma curricular do ensino básico elaborada pelo Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação e a língua portuguesa.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *