Guines-Liga: PORTOS DE BISSAU VENCE EM BAFATÁ E SOMA A SEGUNDA VITÓRIA SEGUIDA NA COMPETIÇÃO

Os Portos de Bissau deslocou-se até ao leste do país e venceu ao Sporting Clube de Bafatá por 3-2, em partida que assinala a segunda jornada do Campeonato Nacional de Futebol “Guines-Liga” da presente temporada desportiva.

Em partida realizada no campo “Inum Embaló” em Bafatá, no sábado 16 de dezembro, a equipa dos “Estivadores” dos Portos de Bissau conseguiu alcançar a sua segunda vitória seguida na prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

Segundo relatos da imprensa desportiva nacional, foi uma partida de futebol bem disputada entre as duas equipas de futebol nacional, mas na parte final a formação dos Portos de Bissau teve mais sorte e conseguiu levar os três pontos desta partida.

Os tentos dos “Estivadores” foram apontados por intermédio de Gustavo, que bisou na partida e Alfadjo. Os golos de Sporting Clube de Bafatá, orientado por Infamara Dabó (Vando), foram apontados por André Correia Djú e Elvis da Silva.

Os Portos de Bissau lideram, com esta vitória, a tabela classificativa de forma provisória com 6 pontos, enquanto o Sporting Clube de Bafatá tem somente um ponto.

Os Portos de Bissau, que na época passada lutaram quase até nas últimas jornadas para conseguir a manutenção na primeira divisão, decidiram contratar nova equipa técnica para dar novo impulso à equipa.

A equipa técnica que é liderada por Vanilson Inácio Missanga “Ata”, tendo como adjunto Obetche, tem como objetivo lutar em cada jornada para somar os três pontos.

Nos restantes jogos disputados no sábado, o Flamengo de Pefine deslocou-se ao FC Cuntum e somou a sua primeira vitória da época, após duas jornadas da Guines-Liga.

Em partida disputada no Estádio Lino Correia em Bissau, com fraca assistência do público, o Flamengo de Pefinederrotou o FC Cuntum por 2-1, que empatou na jornada anterior da prova.

O Flamengo de Pefine, que empatou na primeira jornada da Guines-Liga frente ao União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), conseguiu agora somar os primeiro três pontos da competição e tem agora 4 pontos na tabela classificativa.

Em Nhacra, nos arredores de Bissau, a formação local recebeu e venceu os Tigres de São Domingos por 3 a 0, mostrando superioridade frente a esta equipa da zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

A partida marcou a estreia da nova equipa técnica dos Arados de Nhacra liderada por Calilo Baio “Modric”, que logo conseguiu somar a primeira vitória para esta equipa que perdeu na primeira jornada frente ao Sport Bissau e Benfica.

Com este triunfo, os Arados de Nhacra tem três pontos na tabela classificativa, a par dos Tigres de São Domingos. De lembrar que jornada anterior São Domingos venceu no seu reduto o Sonaco.

No leste da Guiné-Bissau, o FC Sonaco recebeu a visita do Nuno Tristão FC Bula e as duas equipas empataram 1-1, nesta partida da segunda jornada da Guines-Liga.

As duas equipas que vieram de resultados diferentes na jornada anterior, conseguiram somar um ponto na tabela classificativa da Guines-Liga.

O Nuno Tristão FC Bula soma assim dois empates consecutivos e tem dois pontos na tabela classificativa, enquanto o FC Sonaco, que perdeu na jornada inaugural, tem somente um ponto na tabela classificativa.

Em Mansoa, o histórico clube local voltou a perder perante o seu público nas bancadas. Os Balantas de Mansoa foi derrotado frente o FC Pelundo por 3 – 0, somando a segunda derrota consecutiva nesta competição.

Os Balantas de Mansoa, considerados uma das melhores equipas da Guiné-Bissau, uma vez que disputa sempre a conquista da Guines-Liga com equipas como o Benfica, o Sporting e a UDIB, nos últimos anos tem lutado somente para garantir a manutenção na prova.

Na jornada anterior Mansoa foi derrotado por 3-2 frente aos Portos de Bissau e volta a perder nesta partida por 3-0. Em duas jornadas da Guines-Liga, os Balantas de Mansoa sofreram 6 golos e marcaram apenas dois.

Com esta derrota, os Balantas de Mansoa continuam no último lugar da tabela classificativa com 0 pontos, enquanto o FC Pelundo tem agora 3 na tabela classificativa.

Após a derrota na jornada anterior frente ao FC Canchungo, que até motivou o pedido de demissão do treinador Canté Dolé, mas que acabou por permanecer, esta formação nortenha conseguiu dar alegria ao seu público com uma vitória em Mansoa.

Neste domingo, haverá um derby em Bissau entre os dois eternos rivais, Sporting Clube da Guiné-Bissau e o Sport Bissau e Benfica. A partida será realizada no Estádio Lino Correia em Bissau as 16h30.

As duas equipas rivais vieram de resultados diferentes na jornada anterior. A formação leonina empatou frente ao FC Cuntum por 1-1, enquanto as Águias venceram os Arados de Nhacra por 3-1.

Em Gabú, a formação local recebe a visita da UDIB.

Está segunda jornada da Guines-Liga ficou marcada com o cancelamento do jogo entre o Binar e Canchungo no Estádio Lino Correia por falta de segurança no recinto. 

Eis os resultados já conhecidos desta segunda jornada:

Mansoa 0 Pelundo 3

Sonaco 1 Bula 1

Nhacra 3 São Domingos 0

Cuntum 1  Pefine 2

Bafatá  2 Portos de Bissau 3

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *