Futebol: MORREU ROMÃO DOS SANTOS, SELECIONADOR FEMININO DA GUINÉ-BISSAU 

O selecionador de futebol feminino da Guiné-Bissau, Romão dos Santos, faleceu esta quinta-feira, 14 de março de 2024, aos 56 anos de idade no hospital nacional Simão Mendes, disseram fontes familiares do técnico guineense.

As mesmas fontes indicaram que Romão dos Santos sentiu-se mal depois do jogo entre o Sport Bissau e Benfica e o Sporting Clube de Bafafá está tarde, tendo sido transferido para o hospital, onde acabou por falecer.

O malogrado, que foi também jogador do Benfica e treinador do clube encarnado, assumiu a seleção feminina da Guiné-Bissau em 2021, por indicação do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.

Dos Santos, um benfiquista assumido, começou a treinar em 1997/98 nos juvenis em Portugal, depois foi selecionador da Guiné-Bissau para os torneios da CPLP e PALOP entre 1998-2003.

O técnico nacional treinou Sporting Clube da Guiné-Bissau, o Nuno Tristão FC Bula e o Benfica. Ao comando das Águias na época 2014/2015 Romão dos Santos fez a dobradinha por ganho Campeonato Nacional ter ganho o campeonato nacional e a taça da Guiné Bissau.

Além dos clubes nacionais, Romão dos Santos foi adjunto selecionador nacional da Guiné-Bissau, trabalhando com Norton de Matos e Baciro Candé, respetivamente.

Romão dos Santos estreou-se na equipa principal de Nuno Tristão FC Bula com apenas 15 anos. Aos 17 anos já era capitão do clube nortenho.

Foi considerado melhor jogador do Campeonato Nacional, três vezes, entre 1985 a 1988. Em 1987/1988 Dos Santos transferiu-se para o Benfica. 

Jogou ainda no Amarante FC em Portugal, entre 1988 a 1991. De 1992-1996 Romão dos Santos jogou no Lusitano de Évora.

Romão dos Santos também fez a carreira na Seleção Nacional da Guiné-Bissau como jogador de futebol.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *