
O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) tem o prazer de informar o público do início da fase piloto do sistema interoperável de pagamento instantâneo da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), previsto para segunda-feira, 22 de julho de 2024.
Esta etapa decisiva reflete o empenho do BCEAO na criação de um sistema interoperável de pagamento instantâneo, operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, e capaz de processar todos os tipos de transacções, independentemente do tipo de conta.
A implementação desta plataforma oferecerá uma vasta gama de serviços destinados a simplificar as transações quotidianas dos utilizadores e a estimular a inovação financeira.
Quer se trate de uma conta bancária, de um emissor de moeda eletrónica, de uma instituição de microfinanças ou de uma instituição de pagamento ligada ao sistema interoperável, os utilizadores poderão agora efetuar transferências e pagamentos para as contas dos seus beneficiários, mesmo que a instituição financeira do beneficiário seja diferente da do remetente. Os fundos serão recebidos instantaneamente e ficarão imediatamente disponíveis.
Os utilizadores poderão efetuar pagamentos junto de qualquer comerciante que disponha de um código QR interoperável ou que seja capaz de enviar um pedido de pagamento. A prestação de serviços financeiros destinadas as empresas será normalizada.
Enfim, esta nova infraestrutura, conforme as normas internacionais em matéria de segurança dos sistemas de pagamentos, desempenhará um papel fundamental na promoção da inclusão financeira na UEMOA.
O Banco Central dos Estados da África Ocidental