Figura da semana: ANDERSON RODRIGUEZ APRESENTOU A SUA MAIS RECENTE COLEÇÃO “FIDJU DI TCHON”

O estilista guineense, Andersson Rodriguez, apresentou a sua mais recente coleção intitulada “fidju di tchon”, através de um desfile decorrido em Bissau, cheia de criações e artes ligadas às tradições com doses de inovações, elegância e modernidade desde a maquilhagem, peteados, assessórios e roupas e tinha uma expressão artística diferente, o que encantou o público presente.

Ao semanário Andersson disse que a coleção Fidju di Tchon reflete a sua trajetória, e lhe fez voltar às suas raizes. “Já se passaram 6 anos trabalhando no mundo da moda lá fora, e como um bom filho da nação senti-me obrigado a voltar e mostrar o que aprendi de bom la fora” concluiu.

BIOGRAFIA

Andersson Gomes Rodrigues nasceu no dia 04 de janeiro de 1994 em Bissau, terminou o ensino médio no liceu Politécnico SOS, tirou o curso médio de Administração e Gestão de Empresas em 2012. É criador da marca Anderson Rodrigues (A/R), lançada em Bissau no ano de 2017. Após o lançamento da marca fez o seu primeiro desfile no mesmo ano, em novembro. Em 2018 fez o seu segundo desfile intitulado “WAKANDA”.

Participou no primeiro desfile de moda da AEGBS no Senegal e, em seguida, participou na primeira edição de “Bissau fashion weekend” em 2018, onde apresentou a sua segunda coleção intitulada “Nô Balur”, uma colecçao feita com os panos da guiné chamado “Panu di Pinti“. 

Em novembro de 2020 lançou a sua terceira coleção chamada “Nampili” composta de tecidos africanos e ocidentais. Ano depois participou da AFRICA FESTIVAL DIÁSPORA em Milton Keynes, em agosto participou da LONDON FASHION WEEK, um evento de grande dimensão no mundo da moda.  

Em 2022, fez o seu primeiro desfile internacional em Londres denominado VERSÁTIL, uma coleção cheia de cores e conforto para um verão com muito estilo. Participou no London Fashion Week 22, apresentando a coleção chamada ROYALTY, inspirada nos Reis e Rainhas Africanos.

Em 2022 foi nomeado BEST DESIGNER AWARDS pela CREATIVE INDUSTRY AWARDS, no mesmo ano foi também nomeado Menswear Designer of the Year pela Africa Fashion Awards. Em 2023 ganhou o prêmio de melhor estilista masculino de novo da Best of Guinea Bissau.

Tempos depois lançou a sua coleção intitulada FENIX, sendo uma das suas coleções mais vendidas e a levou para a sua terceira participação no London Fashion Week. Em 2024 lançou mais uma nova coleção intitulada DJIBA no Turkish Fashion & Art & Festival, uma coleção em homenagem ao seu querido pai. E este ano, 2025 lançou a coleção intitulada Fidju de Tchon.

Por: Epifanea Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *